Por Mauro Santayana, em seu blog:
Neste ano, até o mês de setembro, o déficit de transações correntes – diferença entre o que enviamos e recebemos de dinheiro do exterior – alcançou mais de 80 bilhões de dólares. Boa parte do rombo advindo de dois hábitos adquiridos com o aumento da renda da população: um deles, o de andar de automóvel. O outro, o de viajar para fazer compras no exterior.
Neste ano, até o mês de setembro, o déficit de transações correntes – diferença entre o que enviamos e recebemos de dinheiro do exterior – alcançou mais de 80 bilhões de dólares. Boa parte do rombo advindo de dois hábitos adquiridos com o aumento da renda da população: um deles, o de andar de automóvel. O outro, o de viajar para fazer compras no exterior.
No primeiro caso, a isenção do IPI preservou empregos. Em 2002, o Brasil
produzia um milhão de automóveis, hoje fabrica quase quatro milhões.
Mas o consumo de combustível, nacional e estrangeiro, teve que subir na mesma proporção.
Só de gasolina, as importações aumentaram, em 42 mil vezes, de 2009 para cá.
Só de gasolina, as importações aumentaram, em 42 mil vezes, de 2009 para cá.
O programa Inovar-Auto foi, também, importante. Mas não obrigou as
montadoras a oferecer modelos mais econômicos, a não ser em caminhões.
Outras opções teriam sido zerar os impostos, ou até mesmo subsidiar, a
produção de etanol, que é pago em reais, e não em dólares. Ou a
fabricação de carros elétricos para uso, por exemplo, como veículos de
entrega nas grandes cidades. Mas só agora isso começa a ser pensado com
relação, primeiro, a veículos híbridos.
A classe média reclama do governo - a crise está em todos os jornais -
mas não deixa de comprar carro nem de viajar para fora. O brasileiro é o
turista que mais gasta, hoje, nos EUA.
As despesas com turismo no exterior aumentaram 37%, para US$ 2,168 bilhões no mês passado, contra US$ 1,703 bilhão, no mesmo mês de 2012. E já passam de 40 bilhões de dólares nos primeiros nove meses de 2013.
As despesas com turismo no exterior aumentaram 37%, para US$ 2,168 bilhões no mês passado, contra US$ 1,703 bilhão, no mesmo mês de 2012. E já passam de 40 bilhões de dólares nos primeiros nove meses de 2013.
Aí, também, a “culpa” é do governo. Embalado pelo aumento da renda e do
emprego e do valor do real, nos últimos anos, o setor turístico, com
destaque para a hotelaria – amplamente controlada por estrangeiros - tem
metido a mão no bolso do consumidor e enviado gordas remessas de lucro
para o exterior.
Só em 2013, as tarifas já aumentaram entre 7 e 10%, e estudos mostram
que os preços das diárias dos hotéis em cidades da Copa do Mundo vão
ficar até 583% mais caros até a competição.
Apesar disso, todo o lucro e empregos gerados hoje pelos consumidores brasileiros em viagens de compras em outros países e os dólares que eles gastam, poderiam ficar por aqui mesmo, se:
Apesar disso, todo o lucro e empregos gerados hoje pelos consumidores brasileiros em viagens de compras em outros países e os dólares que eles gastam, poderiam ficar por aqui mesmo, se:
- o brasileiro tivesse a opção de pagar, em reais, os mesmos preços pelos mesmos serviços e produtos que compra lá fora.
- e pudesse ter acesso aqui a hospedagem e atrações semelhantes, sem precisar viajar para o exterior.
Independente da ZF de Manaus, e em parceria com a China – especialista
em erguer cidades em questão de meses, e na produção de gadgets de
qualquer tipo – Governo e Congresso poderiam estudar a criação de uma
Área Especial Restrita, de interesse turístico e comercial.
Com jogo liberado e venda de produtos eletrônicos, e sob controle do
BNDES, da CEF e da Embratur, ela poderia ser construída a meio caminho
entre o norte e o sul do país, e o público teria acesso a ela com o
pagamento de uma pequena taxa por dia.
Com um projeto como esse, seriam gerados milhares de empregos, e os
impostos, em vez de ficar na Flórida, ou no Paraguai, viriam para o
nosso país.
Faz mais de 50 anos que Brasília foi inaugurada. Já que não dá para evitar que o pessoal viaje, precisamos – só do ponto de vista econômico, é claro – de uma Miami para o Brasil.
Faz mais de 50 anos que Brasília foi inaugurada. Já que não dá para evitar que o pessoal viaje, precisamos – só do ponto de vista econômico, é claro – de uma Miami para o Brasil.
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