sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Ajuda a novos pobres cresce na Europa

Dados da Cruz Vermelha apontam aumento sem precedentes no número de europeus que buscam alimentos e abrigos contra o frio

31 de janeiro de 2013 | 2h 08

Jamil Chade, correspondente
   

 GENEBRA - Cinco anos após a pior crise econômica na Europa em 70 anos, a região tem uma explosão de "novos pobres", com o aumento sem precedentes no último meio século no número de pessoas obrigadas a buscar ajuda, alimentos e até abrigo contra o inverno em organizações de caridade. Na Cruz Vermelha, dinheiro que antes era coletado na Europa para enviar a países pobres hoje tem sido usado para alimentar europeusVeja :

Dados divulgados ontem em Genebra revelam a dimensão social da crise. Na Espanha, 1,6 milhão de pessoas tiveram de ser atendidas em 2012 pela entidade. Na Grécia, 300 mil pessoas dependem da instituição de caridade para se alimentar.
Em todo o continente, já são 26 milhões de desempregados, um recorde. Em alguns países, o Estado de bem-estar social está sendo revisto, enquanto gastos do governo com saúde e educação foram cortados de forma radical. Mas o que mais preocupa é o fato de que milhares de pessoas hoje dependem da ajuda de ONGs para poder ser alimentar.
Desespero   "A pobreza é algo novo para muitos na Europa. Por décadas, a percepção é de que apenas estávamos caminhando em um rumo do desenvolvimento", disse Aitta Underlin, diretora da Cruz Vermelha para a Europa. "Ninguém pensava que a crise duraria tanto. O que vemos na Europa é a emergência de novos pobres, pessoas que nunca pediram ajuda."
Segundo a entidade, o que surpreende é que a crise não se limita aos países do sul da Europa que, nos últimos anos, apresentaram uma contração de suas economias. Na França, a Cruz Vermelha constatou um aumento de 14% no número de pessoas solicitando ajuda em 2012.
Entre 2009 e 2012, a entidade na Lituânia foi obrigada a triplicar a ajuda alimentar que presta no país. Em 2009, 30 mil pessoas eram alimentadas pela Cruz Vermelha. Ao final do ano passado, o volume era de 100 mil. Mesmo na rica Dinamarca, o número de pessoas que foram atendidas durante o período de Natal aumentou em 100% entre 2009 e 2012. "No rosto das pessoas, está um desespero silencioso", constatou Aitta.
Ela destacou ainda como a Cruz Vermelha da Espanha passou por uma revolução nos últimos meses. "Por mais de duas décadas, a Cruz Vermelha da Espanha coletava dinheiro para ajudar justamente os mais pobres na África. Em 2012, pela primeira vez, ela usou o dinheiro para atender espanhóis que descobriram a pobreza", explicou.
Cortes   De fato, a busca por dinheiro para ajudar essa população tem sido um obstáculo a mais. Georg Habsburg, presidente da Cruz Vermelha da Hungria, revelou que o governo de Budapeste cortou em 60% seu financiamento à entidade. "Governos estão cortando as ajudas, justamente no momento que vemos um aumento sem precedentes em meio século no número de pessoas pedindo alimentos e roupa."
"Tenho recebido cartas que são para chorar. Famílias inteiras nos escrevendo para dizer que, se usarem os últimos centavos que têm para aquecer a casa, não terão para comprar comida", completou Habsburg.
fonte < http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,ajuda-a-novos-pobres-cresce-na-europa-,991163,0.htm >

Nenhum comentário:

Postar um comentário