sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Onda de calor catastrófica assola a Austrália




O primeiro-ministro australiano alerta para condições climáticas ainda mais extremas por vir. A temporada de queimadas da Austrália atingiu com força a região na semana passada, impulsionada por uma onda de calor recorde de costa-a-costa que vai continuar ininterruptamente nos próximos dias. Um novo recorde foi estabelecido segunda-feira na Austrália, quando a temperatura máxima média atingiu 40,33 graus Celsius
Data: 09/01/2013
Todo australiano conhece bem o cheiro de eucalipto queimando. Quando criança, lembro-me de encher banheiras e regar com mangueira a casa enquanto brasas sobrevoavam e o gramado ficava cinzento de cinzas. Os álbuns de fotografias da família praticamente viviam por um mês a cada verão na parte de trás do carro.

Tão comuns são os incêndios neste lugar grande e seco (o continente mais seco habitado na Terra) que recebem uma estação só para si, a "temporada de incêndios florestais", que começa no final de dezembro e continua até o auge do verão, com transmissões de emergência previsíveis , os moradores em pânico fugindo em seus carros, e do debate interminável sobre os planos de evacuação e queima controlada.

É uma velha história, mas que os cientistas advertem: vai se tornar cada vez mais comum por conta da mudança climática.

A temporada de queimadas da Austrália atingiu com força a região na semana passada, impulsionada por uma onda de calor recorde de costa-a-costa que vai continuar ininterruptamente nos próximos dias. Um novo recorde foi estabelecido segunda-feira na Austrália, quando a temperatura máxima média atingiu 40,33 graus Celsius (aproximadamente 104,6 graus Fahrenheit), batendo o recorde anterior, estabelecido em 1972*: Sim, isso é uma média máxima.

Blair Trewin, climatologista sênior do Centro Nacional do Clima no Departamento Australiano de Meteorologia, diz que esta onda de calor cobre uma área maior do que a onda de calor mortal de 2009, que coincidiu com o "Black Saturday" incêndios em Victoria, que mataram 173 pessoas e destruíram mais de 3.500 estruturas. Na semana passada, afirmou ele, 80 por cento do país registrou temperaturas acima do normal para esta época do ano. O estado de Nova Gales do Sul está agora enfrentando os perigos do seu pior incêndio da história, de acordo com líderes estaduais. Eles estão mandando mensagens aos telefones celulares com avisos para se prepararem para o pior.

Sydney - a cidade mais populosa da Austrália - está despertando para o que pode ser o dia mais quente já registrado em 150 anos, até 43.3 graus, criando condições para o que o primeiro-ministro do estado, Barry O'Farrell, diz poder ser "o pior dia de incêndio que este estado já enfrentou. "A ameaça dos alertas de catástrofes está sendo cumprida, os incêndios têm o potencial para causar perdas significativas de vidas e destruir muitos lares. Moradores estão sendo orientados a sair mais cedo de áreas de alto risco.

De acordo com as atualizações do jornal Sydney Morning Herald, mais de 130 incêndios queimavam naquele estado. 40 não foram contidos.

Trewin diz que esta onda de calor está sendo causada pelo que foi apelidado de "cúpula de calor", agravada por um atraso na temporada de chuvas que normalmente produziria alívio na forma de umidade. "Temperatura é certamente um fator, mas o problema com o fogo são os ventos fortes e a baixa umidade." Todos os três estão se combinando agora para causar condições perigosas centradas em torno do populoso Sudeste da Austrália.

Incêndios já destruíram cerca de 100 edifícios na Tasmânia, estado do sul da ilha da Austrália conhecido pela sua imensidão verde, forçando milhares de pessoas a fugir de suas casas, em carros e barcos. Equipes de resgate estão agora à procura de cerca de 100 moradores que continuam desaparecidos em meio aos destroços, de acordo com da imprensa associada.

Desta vez, a ministra australiana Julia Gillard lista as mudanças climáticas como uma causa para tudo isso e alerta sobre condições ainda mais extremas por vir. "Enquanto você não atribuiria nenhum desses eventos a mudança climática", disse ela a jornalistas na Tasmânia, "sabemos que ao longo do tempo, como resultado das mudanças climáticas, vamos ver eventos e condições climáticas mais extremos”.

Embora isso já tenha sido dito antes na Austrália, no contexto dos incêndios florestais, é importante este ano porque o imposto da ministra sobre o carbono, que visa evitar os efeitos devastadores das mudanças climáticas através da redução da quantidade de carbono no ar, vai sentir todo o peso da uma campanha eleitoral brutal que se opõe veementemente ao imposto.

Os comentários de Gillard são consistentes com o que Trewin vê nos dados climáticos nacionais: "O número de recordes de temperaturas altas supera o número de recordes de temperaturas baixas na proporção de três para um na última década", disse ele.

*Correção e atualização: Uma versão anterior desta história incorretamente afirmou que o registro da temperatura mais quente anterior na Austrália foi criado em 1976. Era 1972. No final, a temperatura de Sydney acabou por ser a mais quente em 74 anos. O dia mais quente anterior em Sydney foi 14 de janeiro de 1939, com uma temperatura superior a 113,6 graus Fahrenheit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário