sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A COMPLICADA HISTORIA DAS RELAÇÕES EUA-CHINA


Por Andre Araujo
Os Estados Unidos sempre tiveram fascinio pela China e participaram de toda sua historia moderna, da mesma forma que tambem estão intimamente entrelaçados com a historia do Japão moderno, aberto ao mundo pelo Almirante Perry no Seculo XIX.
No ano passado a Republica da China, que sucedeu à Dinastia Qing, fez 100 anos. Seu primeiro presidente foi o Dr.Sun Yat Sen, um chinês que falava inglês fluente, viveu nos EUA e criou  a primeira tentativa de estruturar a China como um Estado moderno. Não teve sucesso porque a China era fraccionada em chefes regionais (os "warlords") que não obedeciam a um governo central.
Sun Yat Sen foi sucedido pelo seu concunhado, o Generalissimo Chiang Kai Shek que governou a China Continental (Mainland) até 1949 quando levou a soberania chinesa para a ilha de Formosa.
A influencia americana sobre a China se dava por uma grande invasão de missionarios protestantes que abriram escolas por toda a China litoranea, com escolas modernas que cataequisaram gerações de chineses. As tres irmãs Soong eram filhas de um pastor chinês catequisado por missionarios americanos. Uma delas foi esposa do fundador da Republica Sun Yat Sen e outra foi esposa do Generalissimo, a famosa Madame Chiang Kais Shek, que morreu em Nova York há pouco tempo com 105 anos.
O capitalismo americanao tambem era forte na China. A Standard Oil tinha na China seu maior mercado apos os EUA, deu uma  lamparina para cada camponês chinês para depois vender querosene, isso ainda no Seculo XIX.
A China foi a causa remota da guerra do Japão contra os EUA e foi por causa dessas antigas relações que a China recebeu uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU, contra a vontade da Inglaterra,
da França e da URSS, a China era queridinha dos EUA e Chiang Kai Shek era um apadrinhado total do Governo americano, o unico periodo em que a China se desgarrou dos EUA foi de 1949 a 1973, 24 anos de divorcio, com um reencontro caloroso em 1973.
A grande questão que se coloca: porque Nixon, um Republicano ultra direitista foi ao encontro de Mao, mais comunista que qualquer lider sovietico?  O que um queria do outro? ´É uma questão que fica. e não tem uma resposta facil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário