sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Dilma assume o comando da economia


Por Assis Ribeiro
Do Correio Braziliense

Intervenção de Dilma
ROSANA HESSEL
Enquanto disputas de poder no alto escalão minam a credibilidade do governo, a presidente conversa reservadamente com grandes empresários e centraliza ainda mais decisões estratégicas
Presidente da República assume o comando da economia, amplia contatos com empresários e pede mais investimentos para a retomada do crescimento. Financial Times diz que, ao maquiar as contas públicas, Brasil confirmou a fama de "país do jeitinho"
A presidente Dilma Rousseff assumiu, definitivamente, o bastão de ministra da Economia. Desde o início do ano, tomou para si a missão de convencer, pessoalmente, alguns dos empresários mais importantes do país a retomarem os investimentos produtivos e, com isso, ajudarem na recuperação do crescimento do país. Ela está certa de que, hoje, ninguém da sua equipe econômica será capaz de reverter o pessimismo e a onda de desconfiança que se abateu sobre o capital. Sem o otimismo de volta, está condenada a ver os dois últimos anos de seu governo repetindo os baixos índices de crescimento de 2011 e 2012, complicando seus planos de reeleição.
Dilma foi persuadida por seu mentor, o ex-presidente Lula, de que o melhor caminho para despertar o espírito animal dos empresários seria recebê-los individualmente, ouvindo as queixas e sugestões e dizendo o que o governo está fazendo e o que pode fazer para sustentar o avanço do Produto Interno Bruto (PIB), como os projetos de concessão de portos, rodovias, ferrovias e aeroportos. O Palácio do Planalto acredita que a estratégia dará certo e funcionará como contraponto à campanha contra o ministro Mantega “encabeçada pelos que estão perdendo dinheiro com as mudanças impostas na economia pelo governo em favor da maioria da população”.
Dilma reconhece que houve falhas importantes na comunicação do governo com os agentes econômicos, sobretudo em relação às contas públicas. Mas, para ela, é inaceitável campanhas feitas, sobretudo, no exterior. Primeiro, foi a revista inglesa The Economist, que pediu a demissão de Mantega. Ontem, foi a vez de o prestigiado jornal Financial Times, referência no mundo das finanças, ironizar “o jeitinho brasileiro” na administração das contas públicas, sempre buscando artifícios para cumprir a meta de superavit primário de 3,1% do PIB. 
Nas palavras da publicação, o termo “jeitinho” se refere ao hábito nacional de se desviar de regras ou convenções por meio de táticas “altamente criativas”, beirando a ilegalidade. “Você não tem ingressos para um show ou não passou em sua prova de habilitação para dirigir? Não se preocupe: basta encontrar um jeitinho. Parece que isso também funciona para administrar a economia brasileira”, destacou o texto de um dos blogs mais acessados do jornal.
Na cabeça de Dilma, pelo menos neste momento, não há a menor possibilidade de mudanças na equipe econômica, ainda que não faltem candidatos para o comando da Fazenda, como o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. “Dilma está satisfeita com Mantega e vai mantê-lo firme a seu lado. Ele faz o que o governo acredita que deve ser feito. Agora, se está contrariando interesses arraigados no país, não podemos fazer nada. O que importa, na visão da presidente, é o melhor para o Brasil. E Mantega está empenhado em fazer o melhor”, disse um dos assessores mais próximos de Dilma. Isso não quer dizer, porém, que a presidente esteja satisfeita com o imenso desgaste enfrentado pelo governo por causa das manobras fiscais anunciadas pela Fazenda, com o intuito de engordar o caixa do Tesouro Nacional em quase R$ 20 bilhões.

Os encontros com o empresariado começaram na semana passada. Ontem, passaram pelo Planalto o presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau; Eike Batista, presidente do Grupo EBX, e seu pai Eliezer Batista, além do fundador da Kahan Academy, Salman Khan, em companhia do bilionário brasileiro Jorge Paulo Lemann, acionista controlador da Ambev, do Burger King e das Lojas Americanas.
Questionado pelo Correio sobre o que conversou com Dilma, Lemann foi sucinto: “Disse que estamos fazendo o que sempre fizemos: investindo. Temos projetos em todas as nossas empresas e nunca demos muita atenção se a economia está muito aquecida ou não. Sempre mantemos uma visão de longo prazo. Sabemos que, no Brasil, isso dá certo”.

GM insiste em demissões

O diretor de Assuntos Institucionais da General Motors, Luiz Moan Junior, afirmou ontem que continua negociando o corte de 1,8 mil empregados da fábrica de São José dos Campos (SP). As dispensas seriam necessárias porque a unidade deixou de produzir os modelos Zafira, Meriva e Corsa. Segundo Moan, que se reuniu ontem com o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, as demissões não contrariam o governo.
 Eike promete mais energia
 O empresário Eike Batista, avisou ontem à presidente Dilma Rousseff que ajudará o governo a afastar o risco de racionamento de energia. Segundo ele, duas termelétricas da MPX adicionarão 680 megawatts (MW) ao sistema elétrico nacional até o fim de fevereiro. Antes da conversa com Dilma, o multimilionário se encontrou com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. “Temos vários projetos, plantas, que estão entrando agora e que vão integrar o parque brasileiro para ajudar a não ter racionamento. Não vai ter”, disse. Ao longo do ano, o grupo de Eike contribuirá com um total de 3 mil MW ao sistema por meio de usinas a carvão e a gás natural. O empresário ressaltou que está recorrendo contra a cobrança de R$ 3,7 bilhões em impostos feita pela Receita Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário