Por Nonato Amorim
Sinal dos tempos? Abrs.
Do Terra
Ir para o exterior em busca de oportunidades melhores não parece mais ser o sonho de todo brasileiro - e nem uma possibilidade inalcançável. Antes, conseguir um visto em outro país podia ser um processo longo e burocrático. Hoje, as mudanças no quadro internacional e a boa imagem construída pelo Brasil parecem ter melhorado a aceitação de brasileiros em outros continentes.
De acordo com dados fornecidos pelo Ministério das Relações Exteriores, em 2010, 6,17 mil brasileiros tiveram sua entrada não autorizada em outro país. O campeão de "nãos" foi o Reino Unido, região com grande número de brasileiros, seguida por Espanha. Entre os listados, Irlanda foi o que apresentou menor número de rejeições, com apenas 30 indivíduos do Brasil sendo barrados em suas fronteiras. Em 2012, contudo, a contagem geral de brasileiros que não receberam autorização para ingressar em outros países diminui bruscamente, chegando a pouco mais de 2 mil.
Algumas explicações podem ser levantadas acerca dessa queda significativa. Uma das possibilidades seria o aumento de oportunidades de negócios e trabalhos no Brasil devido ao desenvolvimento da economia. O professor do curso de Economia da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS e economista da Fundação de Economia e Estatística, Alfredo Meneghetti, explica que as boas condições econômicas no País têm aberto espaço para empresas estrangeiras que abrem mais oportunidades de emprego. "A melhora da economcia faz com que a gente tenha um número menor de brasileiros buscando oportunidades lá fora e tenha também mais brasileiros voltando para cá", afirma.
A professora de política externa do curso de Relações Internacionais do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), de Minas Gerais, Mariana Baccarini, concorda que existe uma falta de vontade por parte dos brasileiros em ir para o exterior. "As pessoas que iam buscar oportunidade fora do País optaram por ficar aqui", afirma. A grave crise em países europeus e nos Estados Unidos também tem influenciado bastante nessa decisão.
Mariana afirma que pode ser também devido à crise que turistas brasileiros passaram a ser mais aceitos no exterior. A nova classe média do Brasil agora tem mais poder aquisitivo para viajar e para gastar dinheiro lá fora - tornam-se turistas atraentes para as nações em dificuldades financeiras. Meneghetti ressalta que muitos países têm facilitado a entrada de brasileiros. A Austrália, por exemplo, possibilita agora que o visto para entrar no País seja feito online. Antes, esse procedimento não era aceito para cidadãos brasileiros. "Eles entendem que o turismo é uma fábrica sem fumaça e pode ser bem lucrativo", diz o professor da PUCRS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário