Por Paulo Nogueira. Transcrito do blog Democracia e Política
“Se
você me pergunta qual foi o maior papelão da mídia brasileira em 2013
respondo com meia tonelada de motivos que foi o caso do helicóptero dos
Perrelas.
Só no Brasil, 500 quilos de cocaína não são notícia.
Na
Indonésia, uma senhora britânica de 56 anos foi condenada à morte, por
fuzilamento, por ser presa com cinco quilos de cocaína. Cem vezes menos,
portanto.
Na mídia de Londres, ela é chamada de “Vovó Inglesa’,
por ter netos. Sua defesa ainda luta para transformar a pena de morte
em prisão perpétua.
Na Indonésia, como na China, a lei é
extraordinariamente severa com o tráfico de drogas em consequência dos
traumas sofridos no século 19, quando os britânicos impuseram, na base
dos canhões, aos asiáticos, o consumo de ópio. Essa página obscena do
império britânico passaria à história como as “Guerras do Ópio”, sobre
as quais escrevi algumas vezes no DCM.
Longe de mim sugerir rigor asiático no combate ao tráfico.
Mas, jornalisticamente, 500 quilos de cocaína não são nada? Pelo comportamento da mídia brasileira, não são nada.
Ninguém
se esforçou, então, para trazer luz para o escândalo. Ao contrário,
todo mundo tentou esconder a notícia, provavelmente para preservar Aécio
Neves, amigo dos Perrelas e conhecido festeiro.
Todos sabem o que teria ocorrido caso os donos do helicóptero fossem amigos não de Aécio, mas de Lula, ou Dirceu.
Na ausência de qualquer esforço investigativo, o assunto foi minguando e, hoje, é quase nada.
O helicóptero foi, simplesmente, engavetado.
No
futuro próximo, a internet terá recursos suficientes para bancar
investigações que a mídia corporativa não quer fazer. Ou o
“crowdfunding” – o financiamento da comunidade de leitores – ou a publicidade trará dinheiro que hoje é escasso.
Até
lá, as pessoas interessadas em jornalismo independente e informação
isenta terão que conviver com coisas estapafúrdias como esse caso.
Notícia,
para a mídia ‘livre’, é aquilo que é favorável a ela ou a seu grupo de
amigos e parceiros, e desfavorável para seus desafetos.
Compare a
cobertura dada ao helicóptero com a cobertura dada a uma oferta de
emprego para Dirceu, e você vai entender o que move a mídia.
Por isso, ela é tão desacreditada.
E por ser tão revelador do espírito bipolar das grandes companhias jornalísticas, o caso do helicóptero é o Fracasso do Ano da mídia brasileira.”
FONTE: escrito
por Paulo Nogueira, jornalista e fundador e diretor editorial do site
de notícias e análises “Diário do Centro do Mundo” (http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-estranho-caso-do-helicoptero-engavetado/).
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