segunda-feira, 12 de maio de 2014

KC-390 da EMBRAER VOA ESTE ANO

Transcrito do site Democracia & Política




KC-390 vai tomando forma

Protótipo deverá voar no final de 2014

Do portal "TECNODEFESA"

"Mais partes do quebra-cabeças industrial que dará forma à aeronave KC-390 estão paulatinamente sendo entregues a "Embraer Defesa & Segurança" (EDS). Os subconjuntos da empenagem, fuselagem traseira, asas e nariz da aeronave já chegaram à unidade da empresa localizada em Gavião Peixoto, interior do estado de São Paulo, e agora estão passando pelo processo denominado montagem final (final assembly), o que deverá levar, pelo menos, um mês. 


Após essa etapa, o protótipo vai ser submetido a extensos testes de integração de sistemas elétricos, hidráulicos, mecânicos e eletrônicos (aviônica Pro Line Fusion da Rockwell Colins), culminando com a instalação e integração dos motores, duas unidades do moderno propulsor "International Aero Engines" (IAE) V2500-E5. Para esse fim, é utilizado um moderno rig de integração (iron bird), montado na unidade da EDS de Eugênio de Melo, em São José dos Campos (SP). O voo inaugural do tipo deverá ocorrer até o final de 2014, segundo a programação informada pela EDS.

Contando com 28 exemplares encomendados pela Força Aérea Brasileira, cliente lançador do programa, o KC-390 é a maior aeronave já projetada e construída pela EDS e seus parceiros industriais espalhados pelo mundo (Aero Vodochody, OGMA, LMI Aerospace, Aernnova, FAdeA, etc). 

O modelo é um transporte e avião tanque-reabastecedor multifuncional, capaz de operar em pistas semipreparadas, tornando-se assim a ponta de lança das capacidades de mobilidade estratégica das Forças Armadas Brasileiras, podendo, inclusive, transportar sem maiores adaptações blindados sobre rodas (6x6) da família Guarani, atualmente entrando em serviço no Exército Brasileiro. 

Na FAB, o KC-390 substituirá a frota de turboélices quadrimotores C-130/KC-130 Hércules. A EDS já possui cartas de intenção de compra para mais 32 aeronaves, distribuídas entre Argentina, Colômbia, Chile, Portugal e República Tcheca; os Emirados Árabes Unidos (UAE) demonstraram grande interesse na aeronave durante recente visita de seu ministro da Defesa ao Brasil. O KC-390 tem sido oferecido como opção para as versões mais antigas do C-130, que necessitam de urgente substituição, mercado estimado em cerca de 700 aeronaves distribuídas entre 77 países."

FONTE: do portal "TECNODEFESA" transcrito no portal da FAB  (http://www.fab.mil.br/notimp#n74363)

Nenhum comentário:

Postar um comentário