quinta-feira, 22 de maio de 2014

Bacia de Santos: mais uma descoberta no pré-sal





Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras

"Concluímos o teste de formação do poço 1-SPS-98 (1-BRSA-1063-SPS), informalmente conhecido como Sagitário, localizado em águas ultraprofundas no pré-sal da Bacia de Santos.

Os resultados obtidos com o teste de formação comprovaram a boa produtividade da descoberta, que já havia sido informada ao mercado no dia 25 de fevereiro de 2013, quando o poço ainda estava em fase de perfuração. O teste também indicou que os reservatórios têm boa permeabilidade.

Esse é o primeiro poço perfurado no bloco BM-S-50 e está situado a 194 km do litoral de São Paulo, em profundidade de água de 1.871 metros.

O poço atingiu a profundidade final de 7.110 metros. A partir de 6.144 metros de profundidade foram constatados 159 metros de reservatórios do pré-sal com petróleo de boa qualidade (32º API).

O consórcio, que operamos (60%) em parceria com a BG E&P Brasil (20%) e Repsol Sinopec Brasil (20%), dará continuidade às atividades previstas no Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) aprovado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

FONTE: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras  (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/confirmada-mais-uma-descoberta-no-pre-sal-da-bacia-de-santos.htm)

COMPLEMENTAÇÃO

A mídia brasileira se excita com a Petrobras; os gringos se excitam com petróleo

Por Fernando Brito, no "Tijolaço"


"Não saiu quase nada – em geral, nada mesmo – na grande imprensa sobre o comunicado feito terça-feira pela Petrobras confirmando o grande potencial da área conhecida como "Sagitário", correspondente ao "Bloco 50" da bacia de Santos.

A imprensa brasileira não fica muito empolgada, como se sabe, por grandes descobertas de petróleo, e "Sagitário" é, certamente, uma delas, depois que um poço experimental revelou depósito de óleo de alta qualidade (32° API, óleos leves ficam acima de 30° API) com espessura de 159 metros e alta porosidade.

Porosidade é importantíssima porque, ao contrário do que muitos pensam, o petróleo não fica em um bolsão líquido, mas espalhado nos intervalos de rocha.

Os primeiros indícios de óleo tinham sido descobertos em fevereiro, mas só agora, com o teste completo, é possível começar a dimensionar o depósito, que fica a mais de seis mil metros de profundidade, mas tem como vantagens ser menos distante da costa e numa lâmina d’água ligeiramente menor que a maioria dos demais poços do pré-sal.

Mas todo o mercado de petróleo sabe que a área é uma das mais promissoras. Em setembro passado, num relatório mundial, a BG, uma das maiores multis do setor, dizia “estar excitada” com o potencial da área, avaliação partilhada pelos chineses da Sinopec. Cada uma delas tem 20% da área, ficando 60% com a Petrobras.

Por aqui, porém, "excitação" parece ser só com a tentativa de procurar qualquer situação que possa desmerecer a Petrobras.

Afinal, resta sempre a esperança que o petróleo deixe de ser nosso."


FONTE da complementação: escrito por Fernando Brito, no seu blog "Tijolaço"  (http://tijolaco.com.br/blog/?p=17554).

Nenhum comentário:

Postar um comentário