domingo, 3 de março de 2013

O PIB de 2012 e a receita que afunda a Europa

Do “Carta Maior” 
“O baixo crescimento brasileiro em 2012 (PIB de 0,9%) atiça o discurso ortodoxo. Mas as alternativas conservadoras à política econômica são as mesmas que afundam a Europa neste momento. O desemprego em janeiro bateu recorde na zona do euro: 11,9%.
O colapso atinge indiscriminadamente todos os países que aplicam o receituário martelado aqui pelo dispositivo midiático: corte de gastos, desmonte de direitos trabalhistas, extinção de subsídios sociais. No caso brasileiro, os professores banqueiros advogam, ademais, um 'pequeno choque' de juros, para reforçar o regime de metas de inflação e ressuscitar a supremacia do interesse rentista na política econômica.
Na Grécia, 27% da população está desempregada; na Espanha, 26%; em Portugal, 17,6%. Na Itália, a festejada austeridade do tecnocrata Mario Monti jogou o país num vácuo institucional: reconduziu Berlusconi ao centro da disputa política e gerou 11,7% de desemprego. Na Espanha, são mais de seis milhões de desempregados; o PIB do país caiu 3,7% em 2009; 0,4% em 2010; cresceu apenas 0,4% em 2011 e voltou a cair quase 1,5% no ano passado. Mas a inflação na zona euro está, agora, dentro da meta fixada pelo BCE. Alvissarás: diriam os sábios tropicais; agora, sim, pode-se baixar os juros. Talvez um pouco tarde: o arrocho produziu 30 milhões de desocupados criando uma dinâmica recessiva autônoma no coração da UE. A previsão do comissariado de Bruxelas é de que o desemprego mais alto em 20 anos continuará subindo em 2013, para atingir 12,2% da população. O PIB registrará novo recuo, de, pelo menos, 0,3%.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário