Chegada de
médicos cubanos ao Brasil é festejada
|
O Programa
Mais Médicos está levando mais 3,5 mil
profissionais para ampliar o atendimento em
atenção básica em todo o Brasil, chegando a 13.235
médicos.
Com isso, o governo garante assistência para mais de 51 milhões de brasileiros, ultrapassando a meta estabelecida para o primeiro trimestre deste ano – de 13 mil médicos atendendo a 44,8 milhões de pessoas.
Mais de 70% dos 13.235 médicos
estão alocados em regiões carentes de serviços
públicos.Com isso, o governo garante assistência para mais de 51 milhões de brasileiros, ultrapassando a meta estabelecida para o primeiro trimestre deste ano – de 13 mil médicos atendendo a 44,8 milhões de pessoas.
Dados do Ministério da Saúde mostram que, em novembro de 2013, houve um crescimento de 27,3% no atendimento a pessoas com hipertensão nos municípios que receberam o programa, na comparação com o mês de junho do mesmo ano, antes da chegada dos profissionais.
Benefícios - Houve aumento, ainda, de 14,4% na assistência a diabéticos, de 13,2% no número de pacientes em acompanhamento e de 10,3% no agendamento de consultas. Lançado em julho de 2013 pela presidenta Dilma Rousseff, o Mais Médicos faz parte de um amplo programa de melhoria do atendimento aos usuários do SUS.
Médico aponta sucesso do
Programa
Formado no final dos anos 70, o
dr. David Braga é defensor do Sistema Único de
Saúde. Em sua opinião, “além de levar assistência
médica, a presença do profissional de saúde
expressa solidariedade efetiva às pessoas”.O dr. David é ex-secretário de Saúde em Campinas e Indaiatuba, ex-consultor da Organização Panamericana de Saúde (Opas), ex-dirigente do Hospital do Servidor do Estado, entre outras atribuições. Ao criticar a reação corporativista dos conselhos de medicina (“que são órgãos do Estado brasileiro”), ele relembra Hipócrates: “Tratar as pessoas é um ato divino”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário