segunda-feira, 23 de junho de 2014

Brasil x Camarões: 10 comparações importantes

Da Redação do site Carta Maior

  
Dentro e fora de campo, Brasil e Camarões têm muito em comum, assim como grandes diferenças. Carta Maior separou dez delas que são muito importantes para se entender o que está em jogo nesses países, além da Copa do Mundo.

1. Camarões tem pouco mais de 20 milhões de habitantes e mais de 200 grupos étnicos distintos. O Brasil tem uma população 10 vezes maior, pois já ultrapassa os 202 milhões de habitantes. De todo modo, Camarões tem uma população equivalente à do estado de Minas Gerais. Suas duas principais cidades, Douala (1,4 milhão de habitantes) e a capital,  Yaundê (1,25 milhão de habitantes) correspondem às populações de Porto Alegre-RS e Guarulhos-SP, respectivamente;

2. Camarões tem um território de 475.440 km2, 18 vezes menor que o Brasil. É mais ou menos do tamanho dos estados do Rio Grande do Sul e Paraná juntos;
3. A região dos Camarões tornou-se conhecida dos portugueses antes do Brasil. O  navegador português Fernando Pó chegou ao estuário do Rio Wouri em 1472. O Brasil só seria conhecido pelos portugas em 1500.

4. Assim como "Brasil", o nome "Camarões" foi dado também pelos portugueses e, do mesmo modo, por conta de um recurso natural. No caso brasileiro, por causa do Pau-Brasil, que foi a primeira mercadoria explorada comercialmente no Período Colonial.  No caso de Camarões, apesar do nome em homenagem ao crustáceo, a principal mercadoria explorada pelos portugueses na região foram os escravos, aprisionados e vendidos para o Novo Mundo. 

5. Os camaroneses são etnicamente relacionados principalmente aos povos denominados Bantos, que representaram um dos ramos mais importantes da colonização negra no Brasil, vindos sobretudo de Angola, Moçambique e do Congo.

6. Camarões é um país que tem pouco mais de 50 anos. Sua independência coincide com o ano da inauguração de Brasiília e transferência de nossa Capital: 1960. Além dos portugueses, os camaroneses foram dominados por alemães, franceses e ingleses. No Brasil, franceses e ingleses dominaram parte do território nacional, por algum tempo, assim como os holandeses, no Nordeste.

7. Camarões tem um Estado unitário - como era o Brasil, no Império, antes de se federalista, com a Proclamação da República. O regime camaronês é, assim como o brasileiro, presidencialista. Eles têm um parlamento bicameral, composto por uma Assembleia Nacional, (o equivalente à nossa Câmara dos Deputados), com 180 membros. No Brasil, temos 513 deputados. O Senado camaronês tem 100 senadores. O brasileiro tem 81.

8. Os camaroneses têm um sistema eleitoral majoritário - representantes eleitos por maioria de votos. Eles, no entanto, combinam votos uninominais (voto no candidato) e voto em lista (voto no partido) - por isso, o sistema é considerado misto. No Brasil, elegemos majoritariamente os representantes do Executivo (presidentes, governadores e prefeitos) e os senadores; e, proporcionalmente, os demais parlamentares (deputados federais e estaduais e vereadores).

9. Detalhe importante: 30 dos 100 senadores camaroneses são indicados pelo Presidente da República, por decreto - manda muito o sujeito, mais do que deveria.  Mas não se pense que isso é coisa de país de terceiro mundo: a Itália parlamentarista dá ao presidente da República a prerrogativa de indicar senadores, e eles são vitalícios.

10. Cerca de 27% da população camaronesa é analfabeta; 40% vive abaixo da linha da pobreza e os mesmos 40% não têm acesso regular a água potável. O Brasil, em 8 anos, reduziu sua taxa de analfabetismo de 11,5% para 8,7%, mas ainda tem um grande contingente de analfabetos (cerca de 13 milhões de pessoas). As taxas continuam sobretudos altas na Região Nordeste. O Brasil disponibiliza o acesso a água potável a mais de 90% de seus habitantes, mas as crises de abastecimento (como em São Paulo) revelam o risco de retrocessos. O Brasil reduziu a pobreza a menos da metade do que tinha em 2002. Foram mais de 40 milhões de pessoas que ascenderam socialmente, mas se estima haver ainda cerca de 15 milhões de pobres no país, sendo mais de 6 milhões extremamente pobres. Em suma, os Camarões são um país pobre. O Brasil tornou-se, recentemente, um país majoritariamente de classe média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário