terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Amorim: espionagem dos EUA visa recursos naturais



Transcrito do Blog Democracia & Política 

'Não é à toa que a Petrobrás e o nosso Ministério das Minas e Energia foram alvo de espionagem digital', disse o ministro da Defesa, em palestra para militares no Rio. Ele destacou os esforços da presidente Dilma Rousseff, com o respaldo da Alemanha, para criar um controle global que garanta a privacidade dos cidadãos e a segurança dos Estados.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, relacionou o esquema de espionagens do governo de Barack Obama à competição por recursos naturais do Brasil.

"Não é à toa que a Petrobrás e o nosso Ministério das Minas e Energia foram alvo de espionagem digital", disse em palestra para militares durante cerimônia pelo centenário da Escola de Guerra Naval, no Rio.

Segundo documentos obtidos com o ex-consultor de inteligência americano Edward Snowden, a rede privada de computadores da Petrobras é monitorada. Em nota divulgada no domingo, o diretor do Departamento dos Serviços de Inteligência dos EUA, James R. Clapper, afirmou que não é segredo para ninguém que o país coleta informações sobre questões econômicas e financeiras, especialmente para "proteger cidadãos norte-americanos e os interesses dos aliados da nação". Mas ele ressaltou que o governo não compartilha segredos comerciais com companhias.

A presidenta da Petrobras, Graça Foster, chegou a admitir que a possibilidade de informações sigilosas terem sido acessadas causa "no mínimo, desconforto, porque não sabemos se vazou e o que vazou".

O ministro destacou os esforços da presidente Dilma Rousseff, com o respaldo da Alemanha, para criar um controle global que garanta a privacidade dos cidadãos e a segurança dos Estados. "Mas também é preciso ter presente o nexo que associa a competição por recursos naturais às intrusões eletrônicas em nossa soberania."

Leia aqui matéria do Estado de S. Paulo sobre o assunto."


FONTE: do jornal online "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/131356/Amorim-espionagem-dos-EUA-visa-recursos-naturais.htm).

Nenhum comentário:

Postar um comentário