quinta-feira, 31 de março de 2016

Parabéns golpistas, hoje é o vosso dia

Por Renato Rovai, em seu blog.

Hoje faz 52 anos do golpe de 64. Os dias que cercaram aquela ação que muitos, como a Rede Globo de Televisão, chamaram de revolução não eram muito diferentes dos que vivemos atualmente.

O governo Jango foi sendo sitiado aos poucos, até que tivesse mínimas chances de resistir sem que o Brasil entrasse numa guerra civil.

Os golpistas civis e militares, apoiados pela OAB, pela mídia, pelas marchas com a família e pela liberdade, por médicos que depois se tornaram legistas da ditadura, por juízes corruptos, por policiais que depois se tornaram torturadores, por muitos jornalistas que escreveram centenas de milhares de centímetros de texto impulsionando aquela ação, por empresários corruptos e por muita gente que se calou, venceram.

Eles venceram e conseguiram controlar o país por 21 anos.

Ao final, o entregaram muito pior. E só mais recentemente que se conseguiu superar aquele trauma.

Mas agora eles se organizam de novo. E não falta gente de todos os setores sociais a justificar a nova ação dando-lhe verniz de legalidade.

A situação atual não é muito diferente da de 64. Muito pelo contrário, é quase idêntica. O que a diferencia é que as Forças Armadas não são mais protagonistas. Inclusive porque os golpes pós-modernos buscam os militares apenas na cartada final.

Quando o governo democraticamente eleito é desalojado do poder é que os militares são acionados para “garantir a ordem”.

Foi assim que se tentou na Venezuela em 2001 com a posse bizarra de um Skaf de lá, o empresário Pedro Carmona, que não tinha relação nenhuma na linha sucessória e substituiu Chávez por uns dias.

Foi assim que eles conseguiram sucesso no Paraguai e em Honduras.

Dilma terá imensa dificuldade em conseguir escapar do cerco que lhe impuseram. O que não quer dizer que não vá superar esta atual tentativa de impeachment. A cada dia isso fica mais possível, aliás, A questão é que eles não vão desistir.

Pois querem sua cabeça numa bandeja de prata.

Precisam entregar para os cães que produziram via intoxicação midiática a carne que prometeram.

Não podem aceitar a derrota como algo inerente ao jogo. Como parte da disputa democrática.

Já não a aceitaram em outubro de 2014, quando questionaram até a eficácia das urnas eletrônicas. E não a aceitarão se este processo do impeachment não passar no Congresso.

Porque golpistas são golpistas. E quando um golpe não dá certo, eles começam a tramar o próximo.

Hoje eles comemoram aniversário de 52 anos do dia que levou o Brasil a um dos seus piores momentos históricos.

Não será hoje que eles vão celebrar uma nova conquista.

E o fato é que resistir e não desistir, por mais cansativo que seja, é fundamental para que eles continuem só tendo essa data para comemorar.

Apenas o dia 31 de março de 1964.

Nenhum comentário:

Postar um comentário