terça-feira, 20 de agosto de 2013

Alta do dólar preocupa, mas economia solidária dá suporte aos que mais precisam, diz ministro

Danilo Macedo - Agência Brasil 20.08.2013 - 13h31 | Atualizado em 20.08.2013 - 14h00
Brasília – O secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, disse hoje (20) que a alta do dólar, que tem sido noticiada diariamente, preocupa o governo, mas ressaltou que o Brasil tem “imensas iniciativas de economia solidária”, que dão suporte sólido à população que mais precisa.
“Quando a gente olha o Brasil, costuma olhar vendo nos jornais como está o PIB [Produto Interno Bruto], o dólar, que agora está preocupando, porque está subindo, a Bolsa [de Valores]. A gente costuma olhar esses fatores como aqueles que dão mais otimismo ou mais pessimismo”, disse Carvalho, durante cerimônia no Palácio do Planalto.
“O que não aparece no noticiário é o imenso, importante e sólido colchão de apoio e solidariedade e seguridade social que fomos criando ao longo desses anos para o país”, destacou o secretário-geral da Presidência.
Gilberto Carvalho participou, na manhã de hoje, da cerimônia de assinatura de termo de cooperação técnica entre a Petrobras, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Presidência da República. O representante do Pnud no Brasil, Jorge Chediek, e o gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, Armando Tripodi, também estavam presentes.
Pelo acordo, a estatal brasileira fará um aporte de R$ 8 milhões ao Projeto Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil 2015. A iniciativa faz parte da parceria entre o programa da ONU e a Secretaria-Geral da Presidência.
O foco do Projeto ODM Brasil 2015 é a municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, levando-os  às cidades que ainda apresentam quadro preocupante em relação às metas assumidas pelo país na Assembleia Geral da ONU. Os eixos de atuação do projeto são a produção de conhecimento, ampliação das capacidades municipais e incorporação dos objetivos nas políticas federais. O evento também reuniu, em uma pequena sala do quarto andar do Palácio do Planalto, representantes de algumas prefeituras que participam do programa.
Para Jorge Shediek, a participação da Petrobras reforçará a capacidade do organismo de chegar a municípios mais necessitados e ampliar as iniciativas a serem implementadas no Brasil, para que o país possa cumprir todas as metas assumidas na Declaração do Milênio.
Edição: Nádia Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário