quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Balanço das negociações salariais do primeiro semestre de 2013 - Divulgação do DIEESE



Abaixo, as considerações finais do texto.


Considerações finais

"A análise dos reajustes salariais negociados por 328 unidades de negociação do painel do SAS-DIEESE no primeiro semestre de 2013 revela um resultado inferior ao observado nos anos de 2010 e 2012, e semelhante ao de 2011, considerando os reajustes obtidos por essas mesmas unidades de negociação em todos os anos. O recuo de 2013 frente a 2012 ocorre tanto em relação ao percentual de negociações que conquistaram aumentos reais aos salários, como também em relação aos valores dos aumentos reais conquistados.
No entanto, em que pese essa comparação, os resultados de 2013 não podem ser considerados negativos. Nada menos do que 85% dos reajustes analisados resultaram em ganhos reais – um patamar em acordo com o comportamento das negociações salariais analisadas pelo DIEESE desde 2004, e superior ao observado no período anterior, desde quando o Departamento passou a publicar os Balanços dos Reajustes em 1996. Atendo-se somente aos dados analisados no presente estudo, as negociações salariais de 2013 foram, por exemplo, melhores do que as registradas em 2008 e 2009.
Contudo, houve certa inflexão nos resultados, principalmente se forem comparados aos do ano anterior, os melhores em toda a série histórica do DIEESE. Essa inflexão foi captada nos diversos recortes analíticos empregados – setorial, regional e por data-base. Há que se considerar, portanto, quais foram os fatores que contribuíram para este resultado.
O primeiro a ser levantado é o da elevação da inflação, que resultou na necessidade de índices de reposição mais elevados no período, o que dificultou a negociação de aumentos reais e diminuiu a margem de ganho dos trabalhadores8. Outro fator é o desaquecimento da economia, que vinha sendo observado desde meados do ano passado, e resultou no baixo crescimento do PIB em 2012 e na redução no ritmo de geração de empregos.
No entanto, os prognósticos para o segundo semestre apontam para uma melhora da conjuntura para a negociação coletiva. Alguns fatores que poderão contribuir para essa melhora são: a) a desvalorização do real, que eleva a competitividade da produção nacional no mercado interno e externo; b) a tendência de queda da inflação, que deve resultar em índices menores nas próximas datas-base; c) a retomada do crescimento, ainda que tímida; e d) o impacto positivo que as manifestações populares de junho podem ter nas mobilizações dos trabalhadores. Em relação a este último aspecto, ressalte-se que os trabalhadores já vinham
8 Para uma comparação entre os valores dos reajustes necessários para reposição da inflação, ver Tabela 11 nos Anexos.
Balanço das negociações dos reajustes salariais do primeiro semestre de 2013 20
aumentando a sua capacidade de mobilização através de greves, como vem sendo apontado nos Balanços de Greves publicados pelo DIEESE nos últimos anos.
Esses fatores, somados ao fato de que as negociações do segundo semestre tendencialmente são melhores do que as do primeiro, sugerem um desempenho melhor nos próximos meses"

Nenhum comentário:

Postar um comentário