sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Terras são suficientes para produção


Terras são suficientes para produção

Mirthyani Bezerra

Dimensão continental do País o diferencia dos demais




O Brasil possui cerca de 851 milhões de hectares de terras utilizáveis. Segundo o diretor presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Arraes, que apresentou um painel com o tema "Inovação: Etanol e Dendê", durante o Fórum Nordeste 2012, a dimensão continental do País o diferencia dos demais. "O Brasil tem terras suficientes para produção agrícola e energética", afirmou. Ao longo do painel, Arraes apresentou alguns dos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (PD&I;) que vêm sendo realizados pela Embrapa voltados ao setor sucroalcooleiro e à produção de energia através do dendê. "Temos mais de 40 projetos de pesquisa só na área de cana-de-açúcar", disse.
Ainda de acordo com o diretor presidente, a Embrapa tem estabelecido parcerias com a iniciativa privada para a realização das pesquisas, a exemplo do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), com o objetivo de desenvolver estudos para o melhoramento genético da cana-de-açúcar, biotecnologia e etanol celulósico, principalmente. Já na área de palmáceas oleíferas, a Embrapa possui 132 atividades de pesquisa. Dentre as palmáceas, o óleo do dendezeiro é o que possui maior índice de produtividade (quatro mil a seis mil quilos/óleo/hec-tare/ano), sendo seguido pelo coqueiro e pela oliveira.
"Dentre as vantagens do óleo de dendê como fonte de energia está o alto rendimento dos cachos (20 toneladas por hectare por ano), do óleo, da qualidade do óleo, entre outros fatores. Há grandes gargalos, porém, como a necessidade de se produzir mais se-mentes e a redução dos cus-tos de produção", disse.
Pedro Arraes afirmou ainda que técnicas estão sendo desenvolvidas para vencer esses obstáculos. "Temos experimen-tado irrigação por gotejamento e estamos tendo resultados surpreendentes", afirmou. A Embrapa realizou ainda o zoneamento de áreas propícias para a produção do dendezeiro, a exemplo de uma faixa na Amazônia Legal. "Poderia ser um cinturão de proteção da floresta. Pequenos produtores locais que produzissem em dez hec-tares teriam, em sete anos, renda mensal de R$ 4 mil", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário