segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Segunda Guerra Mundial - No improviso, País se une aos Aliados


Documentos inéditos obtidos pelo "Estado" mostram como, despreparado para entrar no conflito, o Brasil precisou recorrer aos EUA
A A A
[Soldados da FEB desembarcando na Itália em 1944.]
Soldados da FEB desembarcando na Itália em 1944.

Marcelo de Moraes


Documentos inéditos e classificados do Conselho de Segurança Nacional mostram como o Brasil estava despreparado para enfrentar a 2.ª Guerra Mundial e precisou recorrer aos Estados Unidos para conseguir enviar suas tropas para o combate na Europa. A decisão de participar da guerra fez com que o governo brasileiro se deparasse com a incrível falta de infraestrutura de suas tropas, deficientes em efetivos, armas, equipamentos e treinamentos. Os documentos, aos quais o Estado teve acesso, estão guardados no Arquivo Nacional, em Brasília, e foram liberados na íntegra graças à Lei de Acesso à Informação.

O Brasil declarou guerra à Alemanha em 1942, mas decidiu mandar tropas para o conflito apenas no ano seguinte. Documento de 2 de junho de 1943, classificado como secreto e enviado pelo Conselho de Segurança Nacional para o então presidente Getúlio Vargas, trata do acordo político-militar firmado com os Estados Unidos para o envio de tropas. No documento, o Brasil chega ao inusitado ponto de tentar escolher o local onde as tropas brasileiras iriam combater para evitar que os soldados nacionais sofressem com o frio europeu.

Segundo o documento, o Ministério da Guerra salientava "ser absolutamente imprescindível assentar, por uma questão de clima e condições mesológicas, que, em princípio, o emprego de nossa força expedicionária se restrinja à região sul mediterrânea da Europa".

Nesse documento, o Ministério da Guerra também deixa clara a precariedade dos armamentos nacionais e pede que o governo avise os americanos sobre a questão. O texto diz que o Brasil deve "estipular, de modo explícito, o problema do armamento do Corpo Expedicionário, como dos demais elementos guarnecedores do território nacional".

Outro documento reservado, enviado em 8 de novembro de 1943 pelo Conselho de Segurança Nacional para Getúlio Vargas, trata justamente da criação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e narra a preocupação que o Ministério da Guerra tinha com as medidas que deveriam ser adotadas para evitar "os inconvenientes de uma improvisação".

As deficiências brasileiras eram totais. Arquivo secreto de 5 de janeiro de 1944 mostra a solicitação do Ministério da Guerra para enviar à América do Norte um oficial para "estudar a organização da Infantaria do Ar - tropa especialmente adestrada para o transporte aéreo". A exposição de motivos não poderia ser mais direta: os militares brasileiros simplesmente não tinham nenhum conhecimento sobre o uso militar de tropas de paraquedistas.

"Alega o senhor ministro que nada possuímos a respeito, não passando os exercícios de paraquedismo entre nós de meras demonstrações de eficiência dos aparelhos na salvação das equipagens de aviões no caso de acidente", cita o texto do documento secreto.

A improvisação do governo brasileiro alcançava todas as suas áreas. Excertos tirados da Ata da Comissão de Estudos de Segurança Nacional mostravam a preocupação com abastecimento de alimentos para regiões do Brasil mais diretamente envolvidas com o conflito, como o Nordeste. A região era considerada um ponto estratégico nas operações militares e a comissão chegou a ter dúvida entre a fomentação de frigoríficos para estocar carne no Nordeste ou o incentivo a uma prosaica "indústria do charque", carne menos perecível.

Rapadura. Se equipamentos e armas faltavam para as tropas, integrantes da comissão avaliaram que não poderia faltar também rapadura. Nessa reunião, os estudiosos consultados pelo governo defenderam a estocagem de gêneros e lembraram "ser a rapadura produto primordial na alimentação do nordestino".

Reação negativa da opinião pública também preocupava

Preocupado com a reação da opinião pública à entrada do Brasil na 2ª Guerra, o governo tentou controlar o impacto da notícia. Em documento secreto de 31 de maio de 1943, guardado no Arquivo Nacional, o secretário-geral do Conselho de Segurança Nacional, general Firmo Freire, alerta o então presidente Getúlio Vargas sobre a necessidade de ação do governo. “Prevista, como parece, a formação de um corpo expedicionário, muita razão tem o senhor ministro da Guerra para a preparação metódica e intensa da opinião pública”, diz o documento ao qual o ‘Estado’ teve acesso. Odocumento mostra o general sugerindo a Vargas que o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) cuide da tarefa de preparar a opinião pública. Criado em 1939, o DIP era o órgão responsável pelo projeto de mitificação de Vargas, pela propaganda do governo e pela censura à imprensa. “Não será descabido entregar-se ao DIP essa tarefa, de vez que é o órgão indicado para esse trabalho.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário