sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Campanhas do primeiro semestre registram 97% dos acordos com aumento real

O Dieese divulgou na manhã nesta quinta (30) balanço das negociações salariais do primeiro semestre. E o saldo é bom: 97% das 370 negociações avaliadas pelo departamento conquistaram reajustes salariais iguais ou acima da inflação. É o melhor resultado desde 2008.

Segundo José Silvestre Prado de Oliveira, Coordenador de Estudos e Desenvolvimento do Dieese, o levantamento foi realizado em todo o Brasil, abrangendo indústria, comércio e serviço.

“O ano de 2012 superou o melhor resultado dos acordos obtidos em 2010. O resultado é fruto, entre outras coisas, do importante reajuste do salário mínimo, da baixa inflação, do bom desempenho do mercado e da ampliação da formalização do trabalho”, ele afirma.

Silvestre explica que, no período, cerca de 17% das negociações conquistaram reajuste igual ou superior a 3% acima da inflação. Esse resultado é mais do que 5 pontos percentuais superior ao registrado para as mesmas unidades de negociação em 2010. Indústria e comércio apresentaram os melhores resultados. No total, cerca de 98% apresentaram reajuste acima ou igual à inflação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário