segunda-feira, 27 de agosto de 2012

20% da população dos Estados Unidos têm dificuldades para comprar alimentos

27.08.12 - EUA
RT
Organização Autônoma sem fins lucrativos TV-Novosti
Adital
Tradução: ADITAL

A seca de 2012 atingiu 80% das terras agrícolas estadunidenses e ameaça provocar um aumento nos preços dos alimentos
24 agosto 2012
Os cidadãos estadunidenses continuam enfrentando dificuldades para comprar alimentos, evidência de que a economia do país não está se recuperando, segundo revela uma recente pesquisa. Um em cada cinco estadunidenses, em 15 Estados do país assegurou ter enfrentado problemas para comprar comida pelo menos uma vez nos últimos 12 meses, de acordo com os resultados de uma pesquisa realizada entre janeiro e junho de 2012, pela consultoria Gallup.
"Em âmbito nacional, 18,2% dos estadunidenses diz que durante o ano de 2012 houve momentos em que não pode pagar os alimentos que necessitava”, indicou a pesquisa, na qual participou um total de 177.662 pessoas em todo os Estados Unidos.
Alabama e Delaware são os Estados em que a população teve mais dificuldades para comprar os alimentos necessários para si e suas famílias. No Estado do Mississipi (sul), as condições também são preocupantes, já que lá, um em cada 4 habitantes, pelo menos em uma ocasião nos últimos 12 meses, não teve dinheiro suficiente para comprar comida.
A seca desse ano, a pior registrada desde 1950, atinge a cerca de 80% das terras agrícolas estadunidenses e ameaça elevar o preço dos alimentos nos próximos meses, vaticina Gallup.
E enquanto 1 em cada 5 cidadãos tem dificuldades para comprar comida, de acordo com os resultados de outro estudo, nesse país, a cada ano se desperdiça 40% dos alimentos comercializados, cujo valor equivaleria a uns 165 bilhões de dólares anuais.
Pessimismo ante um futuro incerto
Enquanto cresce nos Estados Unidos o pessimismo entre os cidadãos de classe média, de acordo com o Centro de Investigações Pew, consideram que hoje em dia manter seu nível de vida e prosperar é mais difícil do que há dez anos.
A maioria dos participantes nesse último estudo culpou, entre outros, ao Congresso estadunidense, aos bancos e instituições financeiras e grandes corporações, bem como à administração de George W. Bush e a de Barack Obama por esse retrocesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário