sexta-feira, 22 de abril de 2016

Nilson Lage: O que é o golpe brasilero

1. Não sejam cínicos. Não culpem o PT por ter feito a única coisa que lhe permitiu governar. Sem negociar com as oligarquias ninguém jamais governou o Brasil – nenhuma ditadura (nem a de Vargas, nem a dos militares) conseguiu – e a roubalheira, tanto quanto a bacharelice, é associada íntima, inevitável, das oligarquias que controlam os estados federados. Pelo menos, o PT obteve alguns avanços sociais que, agora, serão liquidados.
2. Não vão derrubar o governo com atos de massa. As estruturas que poderiam fazer isso – sindicais, religiosas, culturais, as forças armadas – estão divididas e dominadas. Atos públicos são possíveis, desde que autorizados, com começo, meio, fim e sem incomodar ninguém: senão, serão contidos pela maior força de repressão do mundo (já somaram o efetivo das polícias militares, que treinam noite e dia para isso?). A imprensa dará cobertura.
3. O golpe brasileiro é o resultado da sábia intervenção de especialistas norte-americanos em controle de opinião pública e gestão de subversão. Representa o coroamento das ações desenvolvidas para a reocupação política total da América Latina, no quadro da nova guerra fria. Associados a essa motivação, grupos econômicos cuidarão da partilha do que resta de riqueza nacional fora do controle deles. A novidade é a evidência disso tudo, o envolvimento ostensivo da magistratura e o avanço sobre áreas da educação e saúde públicas até hoje preservadas.
Do FB do Autor: 18/04/2016.
Nilson Lage. Jornalista. Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário