terça-feira, 19 de julho de 2016

Carta aberta ao dono golpista da 'Folha'

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo. Do blo do Miro.
 

Esta é uma da série das Cartas Abertas aos Golpistas. Futuramente, elas poderão ser reunidas num livro que mostre os rostos do golpe. Desta vez, o destinatário é Otávio Frias Filho, dono da Folha.

Caro Otávio:

Duas passagens recentes sobre você me vem à mente.

A primeira foi sua reação destemperada num seminário em Londres no qual uma jornalista britânica disse que os jornais brasileiros são pesadamente conservadores, a Folha incluída.

Sua vaidade pareceu ferida por ouvir que a Folha, uma jovem progressista nas Diretas Já, é hoje uma velha reacionária.

A segunda passagem é a edição que seu jornal deu ao último Datafolha, neste domingo.

Uma coisa está conectada à outra. Como você quer que a Folha não seja considerada reacionária se você edita de forma tão desonesta os resultados do Datafolha?

A Folha apresentou os números de tal forma que pareceu um triunfo de Temer. O objetivo claro é influenciar os senadores na votação definitiva sobre o impeachment.

O destaque da Folha foi: metade dos brasileiros prefere Temer a Dilma.

Ora, ora, ora.

Caro Otávio: por que não o seguinte. Metade não quer Temer?

Na verdade, o levantamento foi péssimo para Temer, mas seu jornal edulcorou descaradamente.

A informação mais importante era que apenas 14% das pessoas aprovam Temer. É um índice miserável sob qualquer aspecto, e tanto mais num início de administração, quando a tolerância da sociedade é muito maior do que no correr dos dias.

Fora isso, a imprensa vem tratando Temer como um príncipe, o exato oposto do que ocorreu com Dilma. Mesmo assim, 14% apenas?

E isso seu jornal escondeu no meio do texto. Tentou tirar a relevância do número ao dizer que era o mesmo de Dilma às vésperas do impeachment.

A Folha só não lembrou a diferença extraordinária das circunstâncias, como se isso fosse secundário. O nome disso é trapaça. Canalhice jornalística.

Outro dado que foi subestimado, e é estarrecedor, é que um terço das pessoas não sabe quem está no governo. É revelador da pequenez, da insignificância de Temer. Ninguém o enxerga, ainda que ele esteja no Palácio do Planalto.

É um Napoleão às avessas.

Não vou nem falar da forma como Lula foi tratado também no Datafolha. Lula apareceu isolado na liderança em todos os cenários, ainda que sob bombardeio ininterrupto da imprensa e de Moro.

Só que foi posto um “mas” para desqualificar Lula. Mas no segundo turno, e blablablá.

Com Temer não houve o truque do “mas”. Metade dos brasileiros o prefere a Dilma, mas metade o quer fora. Mas um terço sequer o conhece. Mas só 15% o aprovam.

Caro Otávio: você não é apenas um editor reacionário de um jornal reacionário.

É um golpista, como foi seu pai. Este pode ser seu epitáfio, aliás: “Foi um golpista, como o pai”.

Sinceramente.

Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário