quarta-feira, 14 de novembro de 2012

“Os BRICS são uma ‘carta na manga’ para a China” – Entrevista com Alexandre Barbosa



Nestes dias de transição de poder na China, o Blog Brasil no Mundo conversou com Alexandre de Freitas Barbosa, professor de História Econômica e Economia Brasileira do IEB-USP, sobre, dentre outros, a situação econômica do país e a evolução da relação bilateral com o Brasil e no agrupamento BRICS. Para Barbosa, apesar da possibilidade de a “tendência de maior concentração na pauta de exportação brasileira de produtos primários” ser causada pela China, isto “não quer dizer que a estrutura produtiva brasileira está se reprimarizando”. Segundo ele, “para a América Latina, é muito difícil conseguir exportar algo diferente de commodities para o país, pelo menos no curto prazo”. O professor também afirma que “a China recoloca a África na geopolítica internacional e na economia internacional” e que os investimentos estrangeiros do país produzem “toda uma cooperação para o desenvolvimento, diferente do padrão das agências tradicionais”. Confira a conversa na íntegra:

O que os BRICS significam para a China? Na configuração da política externa chinesa qual é a relevância dos BRICS e qual seria sua estratégia com relação ao bloco?
Eu acho que os BRICS jogam um papel importante na política externa chinesa, mas não tão importante quanto a relação mais estratégica da China que é com os Estados Unidos. Há uma discussão acadêmica interessante sobre até que ponto a China entra nas organizações multilaterais para manter o status quo, ou para tentar mudar o status quo. Eu diria que a relação prioritária da China é com os Estados Unidos, tanto por eles terem grande parte de suas reservas aplicadas em títulos da dívida pública, quanto por ser o principal mercado. E ao mesmo tempo tem o assunto Taiwan, que é muito estratégico para a China, por toda a discussão de segurança. Por outro lado, os EUA veem com muita cautela a tentativa da China exercer uma soberania regional na Ásia, até porque é uma soberania regional que eles realizam através dos acordos de livre comércio que eles fazem com os países do Sudeste Asiático, com apoio financeiro, etc. Para os Estados Unidos, isto também é desconfortável. Assim, eu diria que o BRICS é como uma “carta na manga” que a China tem. Se você olha a Declaração de Délhi, que saiu este ano – e que eu acho muito interessante – você vê um documento de sete páginas onde eles conseguiram articular uma visão de mundo comum. Mas na hora que você olha, tirando o banco de desenvolvimento, que seria a alternativa ao Banco Mundial, o que existe de concreto? São side meetings, ou seja, o BRICS funciona como um espaço para tentar definir pontos comuns da agenda em um fórum privilegiado, ainda não institucionalizado, que é o G20, e em outras negociações internacionais, como as cúpulas climáticas. Eu diria que a China, na verdade, traz o peso dos BRICS em algumas de suas agendas, já em outras agendas, sobretudo da cooperação macroeconômica internacional, do sistema monetário internacional, ela atua sozinha. Seu objetivo central é manter a soberania na política de câmbio, na política monetária, fazer a conversão do modelo para algo mais voltado ao mercado interno, que é algo que já está no novo Plano Quinquenal. E para segurar isso eles têm que negociar com os Estados Unidos e tentar, no âmbito do G20, criar novos parâmetros. E quando têm coincidência com os BRICS, os BRICS entram. Aliás, eu acho que todos os países fazem isso: todos os BRICS tentam utilizar os outros para aumentar seu peso no âmbito do G20. Acho que esse é o papel dos BRICS para a China, ao mesmo tempo em que permite a ela se colocar como país em desenvolvimento, o que é importante. Pegue a relação da China com a África e com a América Latina, por exemplo. No caso da África, onde a China sempre teve uma presença forte, inclusive apoiando movimentos de libertação, eles juntam o discurso das vantagens comparativas – ou seja, “vocês vendem aquilo que vocês têm, nós vendemos aquilo que nós temos” – com a parceria “Terceiro-Mundista” que encontra raízes no passado – no caso da África; na América Latina isso não é tão presente. Então o BRICS também serve para dar um verniz de país em desenvolvimento, que quer construir uma nova ordem multipolar, e ajuda a configurar o soft power chinês. Mas nos assuntos mais pesados, financeiros, a negociação é no âmbito do G2 – com os Estados Unidos, que é o parceiro e oponente – até pela interdependência que eles têm em termos econômicos – mais importante que eles têm.
Você mencionou a coordenação de agendas no G20 e em alguns outros espaços. Eu não vejo com muita clareza qual seria esta coordenação porque nos temas mais relevantes não tem funcionado.
Isto é percebido claramente na agenda da mudança de cotas do FMI, nos critérios de concessão de crédito no âmbito do FMI. No âmbito do Banco Mundial isto também é claro. Já mo âmbito da OMC, eu diria que a China joga um papel interessante, porque ela nunca assumiu o papel que Brasil e Índia jogaram. O Brasil não precisa defender seu mercado agrícola, mas acabou aceitando proteções para os mercados dos outros países; houve uma composição. O que é interessante sobre a China, por exemplo, é que se você pegar a discussão sobre NAMA (produtos industriais), levada adiante pelos países desenvolvidos, e mesmo a discussão sobre serviços – a China agora está virando uma potência de serviços – eles tendem a ser os mais beneficiados pela abertura industrial e de serviços dos países em desenvolvimento. Mas eles têm assumido uma postura mais cautelosa: eles não vão se unir aos Estados Unidos. Se por um acaso os países desenvolvidos, quando destravar – se é que vai destravar – a Rodada Doha, conseguirem reduzir as barreiras tarifárias, industriais, e aumentar o acesso, flexibilizar o acesso a investimentos, todos aqueles modos de serviço (1, 2, 3 e 4), a China não vai achar ruim, pelo contrário. Mas ela está claramente alinhada à agenda dos países do G20 comercial no âmbito da OMC. Então, se você vê OMC, Banco Mundial e FMI, existe claramente. Agora, na agenda de regulação monetária, de fluxos de capitais, e mesmo as cúpulas climáticas, a China tende a ter um voo mais solo – no Conselho de Segurança também, pelo assunto do Japão, eles têm uma postura mais independente. O Brasil, durante muito tempo, teve a pretensão de desenvolver uma parceria com a China na qual assuntos bilaterais e globais pudessem ser intercambiados; hoje, acho que o Brasil chegou à conclusão de que não dá para vincular as duas coisas, porque a China não vai ficar refém do Brasil e dos demais países nas discussões globais que são vitais para ela. Por outro lado, o Brasil, no âmbito do G20, está cumprindo um papel interessante: ele não está demonizando a China, que é o que muita gente por aí quer. O Brasil está fazendo o discurso do tsunami monetário, o que, na verdade, seria uma forma de se abster sobre o assunto chinês. O que eu acho bastante interessante é que o Brasil não assuma a postura dos países desenvolvidos de colocar o problema de sobre-oferta dos produtos chineses, e o controle da política cambial chinesa, como tema fundamental do G20. Outro exemplo é a agenda de regulamentação dos capitais de curto prazo, que tem alguns pontos em comum. Já a agenda de coordenação macroeconômica é um assunto de segurança de Estado que eles não dividem com os BRICS, ainda que na Declaração de Délhi se fale em “uma nova ordem econômica internacional, um novo sistema monetário internacional”

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