terça-feira, 27 de novembro de 2012

Ministro francês diz que Mittal "não é bem-vinda" na França


Segundo ministro francês da Indústria, siderúrgica não é mais bem-vinda na França devido a anos de promessas não cumpridas

Jean-Christophe Verhaegen/AFP
ArcelorMittal
ArcelorMittal, que emprega cerca de 20 mil pessoas na França, se recusou a comentar o assunto
A siderúrgica Mittal, que adquiriu a francesa Arcelor em 2006, não é mais bem-vinda na França devido a anos de promessas não cumpridas, disse o ministro francês da Indústria, Arnaud Montebourg, nesta segunda-feira, intensificando a discussão sobre os planos de fechar duas unidades no nordeste do país.

Os ataques de Montebourg sobre a ArcelorMittal podem aumentar as tensões em uma disputa central para os esforços do presidente socialista Fronçois Hollande para salvar empregos e reverter os anos de declínio industrial.
O desemprego na França está em seu maior patamar em 13 anos, acima de 10 por cento.
Montebourg, um dos ministros mais esquerdistas do governo, disse na semana passada que a França poderia nacionalizar a unidade de Florange da companhia em uma base temporária enquanto o governo tenta encontrar um comprador.
A ArcelorMittal, maior siderúrgica do mundo, disse que vai fechar as duas fornalhas em Florange no dia 1o de dezembro, a menos que o governo encontre um comprador para operá-los.
"Não queremos mais a Mittal na França, por que eles não tem respeitado a França", disse Montebourg em uma entrevista ao jornal econômico Los Echos, publicado nesta segunda-feira.
Uma porta-voz de Montebourg não estava imediatamente disponível para comentarários. A ArcelorMittal, que emprega cerca de 20 mil pessoas na França, se recusou a comentar o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário