sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Querem vender a Petrobrás na bacia das almas

Do "Brasil 247", transcrito no Democracia & Política


"A partir de um estudo da consultoria 'Economática', que apontou queda de 85% no valor de mercado da Petrobras, parlamentares tucanos, como o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), passaram a espalhar memes na internet sobre "como o PT destruiu" a companhia. No entanto, no mesmo período, as ações da Vale, privatizada por PSDB/FHC, caíram mais do que as da Petrobras. Ou seja: nos dois casos, o que explica a queda das ações é essencialmente a queda no valor das commodities minerais, após o maior ciclo de expansão da história, puxado pela China, que parece estar chegando ao fim. O PSDB, no entanto, tenta criar confusão ao usar a queda das ações como instrumento da guerra política.



Na noite de terça-feira, o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) postou o seguinte texto em suas redes sociais, acoplado a uma imagem em que o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff estão vestidos com macacões da Petrobras:

"Amigos, olha no que deu a roubalheira dos governos do PT! Eles conseguiram quebrar a Petrobras. A estatal brasileira perdeu 85% do seu valor de mercado, ou seja, R$ 436 bilhões, desde 2008! Mas não é só! Se não bastasse tal constatação, hoje a Petrobras é uma das empresas mais endividadas do mundo!!! A matéria no link abaixo mostra a bandalheira desse governo corrupto e mentiroso!!!"

A partir de um estudo da "consultoria Economática", Sampaio atribui a queda de 85% no valor das ações da Petrobras à "roubalheira do PT". Ocorre que a retração da Petrobras foi inferior ao tombo da Vale.
O gráfico abaixo revela que a Vale voltou aos níveis de 2003 e recuou 88% desde o pico alcançado em 2008:

(GRAFICO 1)



O gráfico da Petrobras é parecido. A empresa também recuou a 2003 e apresenta queda de 85% em relação ao ponto mais alto, também em 2008:

(GRAFICO 2)



Isso demonstra que o que puxou o valor das ações, ocorrido durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi o extraordinário ciclo de valorização das commodities minerais puxado pela China, que parece estar chegando ao fim. O PSDB, no entanto, tenta criar confusão ao usar a queda das ações como instrumento da guerra política. Talvez até com o objetivo de vir a propor a privatização da Petrobras, na bacia das almas, como ocorreu com a Vale."

FONTE: do portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/economia/213964/PSDB-achincalha-Petrobras-mas-se-esquece-da-Vale.htm).

Nenhum comentário:

Postar um comentário