domingo, 20 de setembro de 2015

Trabalhadores na Scania aprovam estabilidade até agosto de 2016

Transcrito do site do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
 
Os trabalhadores na Scania, em São Bernardo, aprovaram na tarde desta sexta, dia 18, acordo negociado pelo Sindicato que garante estabilidade de emprego até 31 de agosto de 2016.
A proposta ainda estabelece reajuste à Campanha Salarial retroativo a data-base da categoria, 1º de setembro; além do cancelamento das terceirizações no restaurante e na segurança patrimonial.
Em 2016, o acordo também prevê o pagamento do abono em janeiro; as antecipações da primeira parcela do 13º salário em abril e a primeira parcela da Participação nos Resultados da Empresa, a PRE, em junho referente ao acordo do ano que vem.
A palavra que mais simbolizou esta aprovação foi solidariedade. Esta foi a avaliação dos representantes do SUR e CSE na Scania.
“Os companheiros se colocaram no lugar dos demais que seriam terceirizados e sentiram que, amanhã, esta mesma situação pudesse acontecer com eles”, declararam os coordenadores do CSE na fábrica, Regis Guedes e Carlos Caramelo.
Segundo os dirigentes, seriam cerca de 120 companheiros que não teriam mais o aporte financeiro direto da Scania. “A luta foi difícil, com meses de negociações porque essas terceirizações eram irreversíveis, do ponto de vista da empresa, e não tinha mais discussão”, lembraram.
“Com muito diálogo, a representação dos trabalhadores conseguiu reverter essa ação. Isso significa mais segurança, perspectiva de atravessar esse momento de crise com uma garantia de que seus vencimentos e salários serão respeitados”, afirmou Regis.
Caramelo destacou que estabilidade é uma grande vitória, “tendo em vista que algumas questões econômicas já estão garantidas para o próximo ano e, acima de tudo, para as pessoas poderem se planejar financeiramente”.
“Hoje cada companheiro aqui tem suas respectivas contas para pagar e, neste momento de baixa atividade econômica, tudo reflete. Isso também foi um fator determinante para conquistarmos essa aprovação por ampla maioria na Scania, que só fortalece o Sindicato enquanto representação dos metalúrgicos na base e a luta de classe”, concluiu Caramelo.
Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário