sexta-feira, 18 de setembro de 2015

TIJOLO POR TIJOLO, O TRABALHO PARA CONSTRUIR UMA ESCOLA

Clemente Ganz Lúcio
Diretor Técnico do DIEESE.


            Quando trabalhava na construção civil havia a cultura de se fazer um churrasco quando que se completa a cobertura da casa. Atingia-se uma meta, com a estrutura estava pronta, iniciavam-se os “recheios” com portas, janelas, pisos, etc. Antes de iniciar uma nova etapa, comemorava-se.

            Um sonho, uma casa, imaginado e prospectado, transformara-se antes em um projeto, uma antecipação para o presente de um futuro a ser construído. Tijolo por tijolo, o projeto ganha concretude pelo trabalho de muitos. O trabalhador da olaria não conhece qual a casa que aquele tijolo moldado e queimado construirá. Sabe, entretanto, que há construções e que o seu trabalho estará lá, como está em todas as construções.

            Temos muitos sonhos, alguns dos quais se transformam em projetos e ganham concretude pelo trabalho de muitos que, queimando e assentado tijolos, fazem pacientemente, pelo trabalho contínuo, uma construção.

            Em 1955 o movimento sindical tinha um sonho. Criou o DIEESE como parte de um sonho maior. O DIEESE cresceu e, em 2005, já com 50 anos, resolveu revistar o passado. Tornou presente aquele sonho perguntando-se: Vamos imaginar um projeto? Ousados, os dirigentes disseram sim, apesar de alguns afirmarem que aquele sonho poderia ser um problema. O debate aberto e cuidadoso construiu uma escolha afirmativa. Desenhamos um projeto.
  
            Iniciamos a construção, tijolo por tijolo, e depois de 10 anos, 60 anos após nascermos, poderemos comemorar a conclusão da cobertura dessa nova obra. Primeiro veio, neste ano, a aprovação do MEC que reconheceu a Escola e o Curso de Bacharelado, e com isso a última etapa da estrutura, o  telhado, estava pronta. Faltava colocar as telhas, que hoje concluímos. É hora de comemorar.

            Às 17 horas terá início a formatura da primeira turma de Bacharéis em Ciências do Trabalho, mais de 20 alunos que investiram três anos da sua vida para desenvolver a capacidade critica de pensar o mundo a partir da ótica do trabalho e dos trabalhadores.

            Aos dirigentes que apostaram no sonho e souberam construir um novo  projeto, o nosso muito obrigado. A equipe que desenhou o projeto e trabalhou duro para colocar cada tijolo, o nosso muito obrigado. Aos alunos que arregaçaram as mangas e entraram na empreitada, arriscando no desconhecido, apostando no futuro que se faz no presente, nosso muito obrigado.

            Ao movimento sindical, aos sócios, às Centrais Sindicais, que acreditaram e investiram, nosso muito obrigado. Ao MTE, que nos apoiou desde o início, nosso muito obrigado.

            Todos comemoraremos o tijolinho que colocamos nessa obra, que seguirá em permanente processo de construção.

            Vida longa à Escola do DIEESE. Sucesso na vida aos novos e primeiros bacharéis em Ciências do Trabalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário