sexta-feira, 26 de junho de 2015

O valor do Dieese

José Pereira dos Santos
José Pereira dos Santos
Os trabalhadores, a exemplo de outros setores da sociedade, organizam entidades e constroem instrumentos de apoio às suas ações e lutas. As entidades mais conhecidas são os próprios Sindicatos das categorias profissionais. Não são as únicas.

Uma entidade criada, com sucesso, pelo sindicalismo brasileiro foi o Dieese - Departamento de Estatística e Estudos Socioeconômicos, fundado em 1955; portanto, há seis décadas.

Falo do Dieese com conhecimento, até porque tive a honra de presidir a instituição em 1995. Nosso Sindicato é parceiro do Dieese e em nossa sede funciona uma de suas seccionais, prestando serviços relevantes aos metalúrgicos.

Os sindicalistas que fundaram a entidade, há seis décadas, o fizeram por entender que a economia se tornava complexa. Para tanto, era necessário fazer o debate qualificado dos números, dados, estatísticas e percentuais, especialmente para cálculos salariais.

Com o tempo, o Dieese também se tornou mais complexo e a pesquisa uma das suas especializações. E a mais conhecida é o ICV – Índice do Custo de Vida, que apura mensalmente a variação dos preços, principalmente os que incidem na cesta básica.

Como sindicalista, acompanho sua intensa atividade, suas pesquisas, Notas Técnicas, cursos, seminários, publicações e, mais recentemente, a implantação da Faculdade das Ciências do Trabalho. O Dieese também nos assessora em negociações e tratativas com os governos, nas matérias de interesse dos trabalhadores.

Nos últimos anos, o Dieese tem prestado outro importante serviço, assessorando as Centrais Sindicais. Nesse período, sempre tivemos o suporte dos técnicos da instituição. Recentemente, as Centrais têm realizado vários encontros na sede do Dieese, como ocorreu segunda (22), quando CUT, Força, UGT, Nova Central, CTB e CSB definiram posição ante a fórmula 85/95, das aposentadorias, e também acertaram ações conjuntas sobre diversos temas.

Mantido pelas entidades de classe, o Dieese é uma experiência que deu certo. A instituição reúne conhecimento técnico, compromisso com os trabalhadores e credibilidade. Precisa ser fortalecida, em todos os aspectos, incluindo o suporte financeiro. As Centrais estão atentas, pois é consenso entre o sindicalismo que não podemos abrir mão do Dieese e de seu apoio, sempre valioso e qualificado.


José Pereira dos Santos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário