quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Boa notícia!


Clemente Ganz Lúcio
O movimento sindical conquistou aumento real de salário em cerca de 93% das negociações coletivas celebradas em convenção ou acordo coletivo no primeiro semestre de 2014. Cerca de 85% dos aumentos salariais foram de até 3%. Trata-se do segundo melhor resultado desde 2008 para o mesmo período, superado somente em 2012, quando 96% das negociações conseguiram aumento salarial.
O resultado foi bem equilibrado por setor. Na indústria e nos serviços, 93% das negociações tiveram aumento real. No comércio, o resultado foi ainda melhor, pois 96% das negociações foram fechadas com ganhos.
Os dados são produzidos e analisados pelo Dieese a partir de um painel fixo de mais de 670 unidades de negociação por ano. No primeiro semestre de 2014, foram avaliadas 340 negociações. O método de acompanhamento usado permite comparar os resultados em diferentes períodos. A íntegra desta pesquisa e de outros estudos encontram-se no site da entidade (www.dieese.org.br).
Conforme mostra o levantamento, um ambiente de baixo desemprego e com demanda por parte das empresas para contratar ou reter trabalhadores favorece a dinâmica da luta sindical. O ânimo para conquistar direitos cresce. Quando a taxa de inflação está em queda no acumulado anual, aumenta a possibilidade de ganhos salariais, o que é favorecido enormemente pelas greves e outros tipos de movimentos dos trabalhadores.
Estamos neste segundo semestre com campanhas salariais em pleno curso, como as dos metalúrgicos, bancários, químicos, petroleiros, entre outros. As eleições trazem novos elementos para o cenário atual, em que empresários e trabalhadores tentam construir compromissos com os candidatos para o próximo período.
Trata-se de um momento bem delicado para se conduzir as campanhas salariais, o que exige avaliação bem cuidadosa de cada passo. Os resultados obtidos pelo movimento sindical no primeiro semestre são um contraponto importante no pesado jogo de disputa para sustentar o crescimento econômico do País. Recomenda-se muita atenção!

Clemente Ganz Lúcio
é sociólogo, diretor técnico do Dieese e membro do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social)

Nenhum comentário:

Postar um comentário