sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Metalúrgicos do ABC revertem 800 demissões na Volks e garantem estabilidade de emprego até 2019


Após 10 dias de greve, um grande ato em defesa do emprego, realizado dia 12,  e a retomada das negociações com a Volkswagen nos últimos três dias, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC conquistou a reversão das 800 demissões anunciadas pela montadora. A proposta negociada pelo Sindicato com a Volks foi aprovada por unanimidade em assembleia dos trabalhadores na manhã de hoje (16).

A greve foi encerrada e a produção será retomada na próxima segunda-feira. “É uma vitória em defesa do emprego que não é só nossa, mas tem alcance nacional. A luta pelo emprego é a principal pauta do movimento sindical e de todas as centrais sindicais para este ano”, afirmou o presidente do Sindicato, Rafael Marques. Segundo o dirigente, a reversão das demissões era fundamental para a retomada das negociações: “Partimos dessa condição. Sem a retomada dos postos de trabalho nenhuma proposta seria considerada”.

Segundo Marques, o movimento deu condições ao Sindicato de negociar um novo acordo coletivo com a empresa, melhor do que o que havia sido rejeitado pelos trabalhadores em dezembro do ano passado. “Conseguimos melhorar a proposta inicial com um grande movimento da categoria, que teve apoio de todas as centrais sindicais e de todo país”, reforçou.

Acordo – O novo acordo aprovado tem vigência até 2019. Os principais pontos são a garantia de emprego durante a validade do acordo, o reajuste integral da inflação incorporado ao salário para os próximos quatro anos (de 2016 a 2019) e aumento real nos anos de 2017 até 2019. Para 2016, o aumento real se dará em forma de abono.

As cláusulas sociais também valem até 2019. O acordo prevê ainda a garantia de novos investimentos, com a vinda de novos produtos, incluindo uma plataforma mundial para produção na fábrica de São Bernardo.

Para 2015, o reajuste da inflação e o aumento real de 2% serão pagos em forma de abono e antecipados para o dia 20 de janeiro.

O acordo avança em relação à proposta rejeitada no ano passado, ao garantir o reajuste pelo INPC em 2016 incorporado ao salário (pela proposta anterior, esse reajuste seria substituído por abono salarial), a antecipação do abono de 2015 e o complemento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de 2014, conforme as novas regras.

Pautas – Ao longo dos 10 dias de greve o Sindicato também se reuniu com setores das diversas esferas do governo. Na terça-feira (13), o presidente do Sindicato, Rafael Marques, entregou a pauta de reivindicações dos metalúrgicos do ABC ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, que tem como ponto principal a criação do Programa Nacional de Proteção ao Emprego. Na avaliação do Sindicato, o sistema de proteção é importante para lidar com situações como a que foi vivida recentemente na Volkswagen e que acomete trabalhadores de diversos setores.

Marques também foi recebido pela Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, onde entregou a pauta dirigida ao governo Estado, que tem como item principal o combate à guerra fiscal, que tem prejudicado o emprego industrial no Estado de São Paulo.

São Bernardo do Campo, 16 de janeiro de 2015









Nenhum comentário:

Postar um comentário