quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Para que servem os bancos privados?



                                                                                      José Álvaro de Lima Cardoso.
     As políticas nacionais determinam as políticas estaduais, em sua maior parte. Ainda que cada estado tenha suas especificidades. Economias como a de Santa Catarina (que representa meros 4% do PIB nacional e 3% da população brasileira) estão sendo fortemente impactadas pelas políticas nacionais do governo ilegítimo, que assaltou o poder com a missão de destruir, sistematicamente, conquistas civilizatórias e desmontar o Estado nacional. Ao desarticular o Estado brasileiro tais políticas prejudicam os entes federados e o conjunto da classe trabalhadora (99% da população). Até o primeiro trimestre de 2017, o país sofreu oito quedas trimestrais seguidas no PIB, a maior sequência da história. Santa Catarina segue na mesma toada: entre 2012 e 1016 a economia catarinense encolheu 1,7% enquanto a brasileira 2%, ou seja, desempenhos desgraçadamente muito semelhantes. Nos últimos dois anos, o desempenho do PIB catarinense é ainda mais desastroso que o do Brasil.
     A destruição do mercado interno nacional que a recessão e as medidas governamentais estão perpetrando, influencia diretamente a economia catarinense nas vendas industriais, turismo, comércio e assim por diante, com reflexos inevitáveis sobre o nível de emprego. A implosão da seguridade social, objetivo principal da PEC 287, atinge de morte os municípios pequenos, já que, em mais de 70% deles, a principal receita advém das pensões e aposentadorias pagas pela previdência social. A renda de centenas de municípios catarinenses, especialmente os de base rural, onde se concentram os maiores índices de pobreza, será diretamente afetada com a aprovação da mencionada PEC, com perda de receita fundamental para o comércio. Em mais de 70% dos municípios brasileiros, os recursos da previdência rural, são superiores aos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ou seja, a PEC não é apenas cruel do ponto de vista humano, mas também imbecil do ponto de vista econômico.
     Tomemos como exemplo o ataque sobre os bancos públicos. Como o Estado nacional está sendo atacado e os bancos públicos são tentáculos importantes do Estado, estão também submetidos a graves ameaças. A lógica que orienta tal ataque, um ultra neoliberalismo anacrônico, é a mesma que está levando ao desmonte da Petrobrás, à liquidação do sistema de defesa nacional, à tentativa de entregar partes da Amazônia. Estão tentando liquidar os bancos públicos rapidamente. No caso do Banco do Brasil, em 12 meses, até junho, fizeram mais de 10.000 demissões e fecharam quase 543 agências.
     Por que o desmonte e a privatização dos bancos públicos é algo muito grave para o Brasil e para o estado? A resposta é simples: em Santa Catarina os bancos públicos respondem por 90% da oferta de crédito, são responsáveis por 100% da distribuição dos valores dos programas sociais, respondem por 70% dos empregos bancários, pagam salários superiores aos do setor privado. É assim no Brasil todo. Ao estudar os dados com atenção, uma indagação se faz inevitável: se os bancos privados quase não disponibilizam crédito, super exploram seus trabalhadores, não desempenham função social, para que eles servem mesmo? A resposta está nos dados de lucros líquidos dos bancos privados, normalmente os mais elevados do mundo, mesmo com o país atravessando a mais grave recessão da história. A nossa passividade e a falta de atenção com estes aspectos fundamentais, tornam a nós brasileiros, neste momento, servos da apatia e da ignorância.
                                                                                                           *Economista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário