segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Inicia quarta turma do Curso ‘Realidade Brasileira’




Inicia quarta turma do Curso ‘Realidade Brasileira’
Sensor pública matéria extraído do Portal Desacato

Por Claudia Weinman, para Desacato.info.
No Brasil, mais de 100 cursos com a denominação ‘Realidade Brasileira’ acontecem e reúnem militantes de movimentos, organizações populares e pastorais sociais. Prioritariamente está o ideal de formação de quadros para a militância da esquerda no país. 
A sede da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) de Chapecó\SC, foi ocupada na sexta-feira, dia 13, por militantes representando mais de dez organizações, movimentos populares e pastorais sociais, para dar início a quarta turma do Curso denominado historicamente como ‘Realidade Brasileira’. A UFFS, parceira neste projeto, mostra que está cumprindo com a sua tarefa, já que, é um espaço coletivo por ter sido construída prioritariamente a partir da luta das organizações e pastorais sociais.
turma 2
turma
UFFS de Chapecó foi ocupada por movimentos, pastorais sociais e organizações populares
O Curso Realidade Brasileira é pensado segundo o militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), e membro da Coordenação Política Pedagógica do curso (CPP), Tairi Zambenedetti, com o ideal de fortalecer as alianças entre os movimentos\pastorais sociais, com base no estudo sobre a realidade brasileira, suas nuances e necessidades de transformação.  Zambenedetti que também contribuiu com a coordenação do ato de abertura do curso na sexta-feira, deixa claro que o ‘Realidade Brasileira’ tem intencionalidade política e militante de reelaboração da prática da revolução brasileira.
Com a preocupação de manter a linha política e ideológica original, Nauro José Velho que historicamente vem acompanhando o curso, afirma que é preciso estabelecer um rumo para a quarta turma do Realidade Brasileira, bem como foi feito no ano de 1997, com a primeira realização deste curso a nível nacional, ainda quando a Consulta Popular era criada e ajudou nesta construção. Segundo Nauro, atualmente no Brasil, são mais de 100 cursos CRB’s acontecendo, um deles agora, no Extremo-oeste Catarinense.
A Militante do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) mas que no ato de abertura do curso falou em nome da Via Campesina, Letícia Pereira, ressaltou ainda a necessidade de fazer com que a quarta turma do curso CRB seja efetivamente construída a partir do ideal revolucionário, inclusive, que o curso segundo ela, eleve a discussão em defesa da expansão da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) e seus cursos, luta que acontece e que confronta diretamente interesses de partidos políticos da região.
O Vice-reitor da UFFS, Antonio Andrioli, salienta ainda que este curso assume o desafio de fazer com que a Educação no Campo seja de fato efetivada dentro do espaço da universidade, que encontra-se presa ainda aos parâmetros e vícios de uma academia tradicional. Segundo ele, a UFFS não é uma ilha, encontra-se em disputas internas e necessita, conforme ele, provocar para este enfrentamento.
Especialização
Prioritariamente, as organizações defendem o compromisso militante de estudar a realidade brasileira para transformá-la. Somado a isso, o Curso Realidade Brasileira será implementado no currículo acadêmico dos educandos como pós-graduação, isto é, parte dos militantes que já concluíram o curso superior somarão o CRB como curso de pós- graduação em Educação no Campo com Ênfase no Estudo da Realidade Brasileira, enquanto a outra parte dos militantes o farão como extensão.
Compromisso com a luta
O Realidade Brasileira traz em seu contexto os mais de 515 anos em que a realidade dos povos da classe trabalhadora brasileira é ferida pelas negociatas do capital estrangeiro e os sócios criados a partir de ‘acordos’. Na primeira aula que aconteceu no sábado, dia 14, o assessor Jorge Moreno, colocou que assim também, a dizimação dos povos ocorreu e segue sendo deturpada em consequência de uma sociedade Capitalista que sintetiza a vida a partir do lucro. Compreender esse contexto e assumir a tarefa revolucionária de transformação necessita sobretudo, segundo ele, de conhecimento histórico sobre o território que se quer mudar.
E assim, se dá início a quarta turma do curso de Extensão e Pós-graduação em Educação no Campo com Ênfase no Estudo da Realidade Brasileira, construído pelos movimentos populares, pastorais sociais e organizações populares em parceria com a UFFS. A compreensão que se tem neste curso, é de que a rua é o grande espaço de enfrentamento, mas para se chegar a ela, conhecer a realidade que se vive é fundamental. O Curso Realidade Brasileira tem como tarefa formar quadros para a militância, fazendo entender o porquê a luta se faz.
Fotos: Coletivo PJMP\PJR
Foto de capa: Mesa de abertura, realizada na sexta-feira, dia 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário