quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Brasil vira o paraíso dos especuladores financeiros

por Wagner Freitas

Os golpistas estão mostrando rapidamente a que vieram, e estão indo muito além de vender o patrimônio público a preço de banana e enfiar goela abaixo da classe trabalhadora a retirada de direitos e o fim de uma aposentadoria digna.
Eles tornaram o Brasil o paraíso dos especuladores e dos rentistas. Matéria do Valor Econômico mostra que apenas em 7 meses o retorno das aplicações financeiras de renda fixa (títulos da dívida pública) chegou a 52% de lucro, de longe o mais alto do mundo.

Isso significa que se um investidor estrangeiro ou brasileiro que tem dinheiro lá fora aplicou seu dinheiro no Brasil em janeiro e retirou no final de julho, ele lucrou 52%. Quem aplicou US$ 100 milhões, lucrou US$ 52 milhões, sem produzir nada e sem gerar emprego. Dessa forma, ele praticamente dobrará seu patrimônio investido em 1 ano apenas com aplicações financeiras.
A especulação financeira desestimula os investimentos na economia real. Fica muito difícil esperar investimentos na produção. A ciranda financeira gera ganhos altíssimos no curto prazo. Esse não é modelo de desenvolvimento que o país precisa, temos que priorizar investimentos que aumentem a produção, e gerem emprego e renda

Nenhum comentário:

Postar um comentário