quarta-feira, 12 de junho de 2013

Morre Jacob Gorender

Jacob Gorender, um dos mais respeitados intelectuais da esquerda brasileira, faleceu nesta terça-feira (11), aos 90 anos. Sua vida foi marcada por estudo, lutas políticas e uma vasta produção acadêmica. Em seus diversos livros, artigos e ensaios, ele apresentou ideias até então inéditas sobre o Brasil e sua formação socioeconômica.

Em nota, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lamentou a morte de Jacob Gorender e destacou que ele sempre foi “um lutador do povo e intelectual comprometido com a classe trabalhadora e com a soberania do Brasil”. “Gorender lutou contra a ditadura militar, foi preso e torturado. Estudou profundamente a realidade brasileira, buscando compreender o passado colonial, reconstituir a memória da resistência à ditadura e analisar as experiências socialistas no século 20”, disse o MST em nota.

O movimento lembrou que Gorender foi um defensor da Reforma Agrária, amigo do MST e participou da inauguração da Escola Nacional Florestal Fernandes (ENFF), em janeiro de 2005. “O MST lamenta a perda de Gorender e rende homenagens à sua trajetória de luta e compromisso com as mudanças estruturais no Brasil”, diz. - See more at: http://www.sintrafesc.org.br/pag/view_noticia.php?id=35285#sthash.kxZE431J.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário