segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Conjuntura da semana em frases


A análise da conjuntura da semana é uma (re)leitura das ‘Notícias do Dia’ publicadas, diariamente, no sítio do IHU.   A análise é elaborada, em fina sintonia com o Instituto Humanitas Unisinos - IHU, pelos colegas do Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores - CEPAT - com sede em Curitiba, PR, parceiro estratégico do Instituto Humanitas Unisinos - IHU.


Tudo vezes três!
"Quando é dinheiro público, não pesa no seu bolso. Aí você joga pro alto mesmo, até porque se você não jogar você vai perder logo de cara, porque todo mundo vai jogar. Criou essa ideia aqui: "Ah, é pro governo, joga o valor pra três, tudo vezes três'" - Humberto Silva Gomes, empresário, em conversa telefônica interceptada na Operação Voucher da Polícia Federal – Folha de S. Paulo, 13-08-2011.
Objetivo central?
"Onde houver problemas de corrupção, nós somos obrigados a tomar providências. Eu não faço disso um objetivo central do meu governo" – Dilma Rousseff, presidente da República – O Estado de S. Paulo, 20-08-2011.
Purgatório
"O PR saiu do céu, mas não vai para o inferno. Pagará os seus pecados no purgatório" - Blairo Maggi, senador – PR-MT – O Estado de S. Paulo, 15-08-2011.
Limpeza étnica?
"A faxina ética que Dilma prometeu parece ser mais uma 'limpeza étnica'. Conforme a cor partidária atingida, a atitude da presidente é mais ou menos incisiva” – Chico Alencar, deputado federal - PSOL-RJ, sobre os diferentes desdobramentos de escândalos nos Transportes (PR), Agricultura (PMDB) e Turismo (PMDB-PT) – Folha de S. Paulo, 13-08-2011.
Choque
"Apesar das suspeitas que envolvem a Agência Nacional de Petróleo, a faxina da corrupção não chega ao Ministério de Minas e Energia, porque ali dá choque" - Domingos Dutra, deputado federal - (PT-MA -, referindo-se à pasta comandada pelo peemedebista Edison Lobão, aliado histórico da família Sarney – Folha de S. Paulo, 19-08-2011.
Panos quentes
"Ao rasgar tanta seda para os antecessores, os novos ministros indicam que não rasgarão os véus das malfeitorias. Em vez de faxina, panos quentes!" - Chico Alencar, deputado federal - PSOL-RJ - sobre Mendes Ribeiro, que minimizou as denúncias responsáveis pela demissão de Wagner Rossi da Agricultura – Folha de S. Paulo, 21-08-2011.
Paz?
“Com carinho e verbas, Dilma acalma a base aliada” – Ricardo Kotscho, jornalista, em seu blog, 17-08-2011.
Ocioso
"Com tantos afagos tucanos a ela, nós, do PT, ficamos praticamente sem função" - um cardeal petista que assistiu à solenidade de ontem, diante dos elogios de Alckmin a Dilma – Folha de S. Paulo, 19-08-2011.
#prontofalei
"Numericamente, estamos mais fracos que a oposição ao Chávez" - Jutahy Júnior, deputado federal - PSDB-BA.  A média de votos contra o governo gira em torno de 80 dos 513 deputados – Folha de S. Paulo, 17-08-2011.
Duelo de Titãs
”Na disputa pela Prefeitura de São Paulo, Lula e José Dirceu estão em campos opostos. Um quer mostrar que elege outro poste, o ministro Fernando Haddad. Já o comissário trabalha por Marta Suplicy. A senadora tem também o apoio da consultoria de Antonio Palocci” – Elio Gaspari, jornalista – Folha de S. Paulo, 21-08-2011.
Teoria crítica
"Eu, hoje em dia, me definiria como uma pessoa dessa linhagem marxista, mas a da teoria crítica. Não consigo deixar de buscar nas brechas do capitalismo oportunidades de melhorar a vida das pessoas, mas preservando todas as liberdades individuais" – Fernando Haddad, ministro da Educação, respondendo à pergunta se continua socialista – Folha de S. Paulo, 21-08-2011.
Haja UPPs!
“No seu código prático de conduta, Cabral (governador do RJ – PMDB) pode chamar o menino favelado que lhe fazia uma reclamação de "otário" e dizer que os bombeiros rebelados são "vândalos irresponsáveis". Haja Unidade de Propaganda Pacificadora para dar conta de tanta realidade” – Fernando de Barros e Silva, jornalista – Folha de S. Paulo, 14-08-2011.
Vai tarde!
"Por tudo de mal que fez (Nelson Jobim)  à nação, enganando-a sobre o real estado das Forças Armadas, já vai tarde. Vamos ficar livres das suas baboseiras, das suas palavras ao vento, das suas falácias” - Luiz Gonzaga Schroeder Lessa, general reformado e ex-presidente do Clube Militar – Folha de S. Paulo, 16-08-2011.
Dia da caça
"Como um dia é da caça e outro do caçador, o senhor foi expelido do cargo de forma vergonhosa, ácida, quase sem consideração a sua pessoa, repetindo os atos que tantas vezes praticou com exemplares militares que tiveram (...) a desventura de servir no seu ministério" - Luiz Gonzaga Schroeder Lessa, general reformado e ex-presidente do Clube Militar – Folha de S. Paulo, 16-08-2011.
Pior
"Como no Brasil tudo o que está ruim pode ficar ainda pior, vamos ter que aturar o embaixador Amorim" - Luiz Gonzaga Schroeder Lessa, general reformado e ex-presidente do Clube Militar – Folha de S. Paulo, 16-08-2011.
Grilo falante
“O Gilberto (Carvalho) é uma figura respeitada no PT e no governo porque é ponderado, não é de extremos. Ele tem ouvidos para todas as queixas e nunca vem com assertivas. É uma pessoa aberta ao que os outros falam” - Cândido Vaccarezza - PT-SP – líder do governo na Câmara – O Globo, 13-08-2011.
Mal-vindos
“Gritaria anteontem na Fiesp. A cada exclamação dos ativistas infiltrados na plateia, durante debate do Código Florestal, um era fortemente "convidado" a se retirar pelos seguranças.  Até que Katia Abreu, da CNA, não aguentou: "Assalariado do Greenpeace, vai trabalhar". Aldo Rebelo bateu ainda mais forte na ONG. Acusou-a de receber dinheiro do agronegócio europeu. Gilmar Mendes acompanhou” – Sônia Racy, jornalista – O Estado de S. Paulo, 17-08-2011.
Pandemia
“Justificar que ela estava sem escolta por decisão própria é o mesmo que dizer que alguém morreu em meio a uma pandemia porque não quis ser vacinado” - Wálter Maierovitch, desembargador aposentado e presidente de um instituto que leva o nome do juiz morto pela máfia italiana Giovanni Falcone – Zero Hora, 13-08-2011.
Medo
“Quem tem medo morre todos os dias. Quem não tem morre uma vez só” - Paolo Borsellino, magistrado italiano assassinado e, 1993, citado por Wálter Maierovitch – Zero Hora, 13-08-2011.
Megarricos
"Enquanto os pobres e a classe média combatem por nós no Afeganistão e muitos americanos lutam para chegar ao fim do mês, nós, os megarricos, nos beneficiamos com isenções extraordinárias” – Warren Buffett, dono do fundo de investimentos Berkshire Hathaway, megabilionário – Folha de S. Paulo, 18-08-2011.
Sacrifícios
"Nossos líderes pediram um sacrifício compartilhado. Perguntei a meus amigos megarricos quais sacrifícios esperavam. Eles também não foram afetados" – Warren Buffett, dono do fundo de investimentos Berkshire Hathaway, megabilionário – Folha de S. Paulo, 18-08-2011.
5ª economia de mercado
"Nós temos que ajudar a presidente Dilma a transformar o Brasil na quinta economia do mundo" – Jorge Gerdau,  empresário, coordenador da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade do governo – O Estado de S. Paulo, 19-08-2011.
Gays
"Ele [Kassab] tirou a Marcha por Jesus e a CUT da Paulista com o argumento de que, na região, há muitos hospitais. Mas manteve lá a Parada Gay! É mais fácil tirar Jesus da Paulista do que os gays..." – Carlos Apolinário,  vereador – DEM-SP – Folha de S. Paulo, 15-08-2011.
Diferenciado
“O Neymar é um cara diferenciado. Tem aulas semanais de administração de portfólios. Em cinco anos, eu diria que ele pode ser um banqueiro. O Neymar, o pai e a irmã. A gente o assiste com alguns dos mais notáveis especialistas do mercado financeiro. E ele tem uma mesada restrita. Aplica o resto, com a nossa assistência para que ele não seja vítima de oportunistas, de caras que querem vender um bonde, uma passagem para a Lua” - Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, presidente do Santos – Folha de S. Paulo, 21-08-2011.
Guerra santa
“Ameaçado de perder espaço na TV pela minguada audiência de seu Show da Fé, o pastor RR Soares adverte: Ibope é "coisa do capeta". Cá pra nós, a ideia de exorcizar a opinião pública não é de todo má” - Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 20-08-2011.
Pé na bunda
“Diz que a Dilma tem uma plantação. De pé de limão? De pé de mexerica? Não, de pé na bunda mesmo. Dilma tem plantação de pé na bunda. Safra recorde!” – José Simão,  humorista – Folha de S. Paulo, 17-08-2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário