sábado, 14 de julho de 2018

Lula na cova dos leões

Por Miguel do Rosário, no blog Cafezinho:


Olhando os diferentes cenários da pesquisa XP, divulgada há pouco no Infomoney, e comparando-os às últimas pesquisas de intenção de voto lançadas por outros institutos, conclui-se que, a poucos mais de 80 dias do primeiro turno das eleições presidenciais, o quadro está congelado. As oscilações nas últimas semanas não são relevantes.

Produziu-se mais ou menos um consenso entre todos os institutos. No cenário com Lula, ele tem em torno de 30%. Sem sua presença, Bolsonaro lidera com cerca de 20%. Embaralhados em segundo lugar, Marina Silva, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin, com alguma vantagem para os dois primeiros.

É como se o eleitorado estivesse aguardando o desdobrar dos acontecimentos, em especial a resolução do caso Lula, antes de se posicionar. A postura do eleitor coincide com a dos partidos, que também demonstram grande indecisão, até mesmo insegurança, em relação ao caminho que deverão adotar.

A pesquisa XP identificou ainda que a maior parte do eleitorado ainda não despertou: 36% das pessoas responderam que ainda não tem “nenhum interesse” nas eleições. Esse percentual deverá sofrer forte mudança nas próximas semanas. Neste sentido, a previsão de Geraldo Alckmin, em entrevista dada hoje, de que o cenário eleitoral irá virar de ponta-cabeça, pode estar certa.

Lula, mesmo preso na cova dos leões em que foi jogado, através de sórdida trama, maquiavelicamente urdida (assim como foi o impeachment) pela mídia e pelo judiciário, continua líder nas sondagens de intenção de voto.

O petista avançou dois pontos na segunda semana de julho, num sinal de que o imbróglio do último domingo dia 8 pode lhe ter sido favorável. Bolsonaro tem 20%, Marina 10%, Alckmin e Ciro, 7%.

Num eventual segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 40% a 33%, segundo o XP.

Outros candidatos aparecem empatados com Bolsonaro no segundo turno, com um viés declinante para o capitão da reserva, em relação às últimas semanas. Bolsonaro e Ciro, por exemplo, pontuam 33% X 31% num eventual segundo turno entre os dois.

Clique aqui para ver os dados estratificados da pesquisa, que também não trazem nenhuma novidade. Em cenários sem Lula, Ciro e Marina crescem muito fortemente no Nordeste.

A XP tem trazido ainda um quarto cenário, em que Fernando Haddad é apresentado ao entrevistado como “o candidato apoiado por Lula”. Neste caso, o petista pontua 12%, empatado com Marina, com 11%, e à frente de Ciro, com 8%. Mas este cenário não tem muito sentido, na medida em que não está confirmado qual será o plano do PT, caso o registro de Lula seja cassado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário