quarta-feira, 22 de abril de 2015

Os novos representantes da boçalidade

Por Laís Gouveia, no site Vermelho: Transcrito do blog do Miro

Quem nunca se remexeu na cadeira ao ler comentários de Diogo Mainardi, Merval Pereira, Olavo de Carvalho, Arnaldo Jabor e Reinaldo Azevedo que atire a primeira pedra. Tais jornalistas fazem parte daquela direita saudosista, que em tempos de FHC se gabava por ser de um grupo seleto e refinado, em contraponto a uma sociedade pautada por altos níveis de miséria e injustiças sociais.

13 anos após a condução de um ex-operário à Presidência da República, muita coisa mudou no Brasil, principalmente no que tange ao combate à miséria e o estímulo ao desenvolvimento do país.

Mas algumas coisas, infelizmente, permanecem intactas: o sentimento de ódio da direita ao verificar a ascensão social do povo e, o mais agravante, a capacidade de reproduzir descendentes cada vez mais rasos e raivosos em suas argumentações, somada a irresponsabilidade da grande mídia em dar espaço a tais personagens.

Vamos aos argumentos

Sheherazade à Jovem Pam: “Jovens brasileiros possuem o mesmo acesso à informação que jovens noruegueses, temos que defender a meritocracia, se Joaquim Barbosa chegou lá!”.

Sim, ela é uma jornalista que aparece em todos os dias em horário nobre no SBT e reproduz discursos de linchamentos e defende a redução da maioridade penal. Se Sheherazade tivesse estudado a história do seu país, ela talvez entenderia a diferença entre querer ser alguém na vida e poder ser alguém na vida. Na verdade, cara jornalista, existe algo por trás dessa sua tão defendida "meritocracia" que é um pouquinho mais complexo de entender.

Há séculos, a maioria das pessoas que vive na periferia sofrem com uma “herança maldita”. Quando os negros foram libertados da escravidão, automaticamente entraram na prisão do abandono do estado, com a falta de moradia digna, o não acesso à educação e à saúde, por terem que aceitar subempregos para sobreviver na vida e muitas vezes serem humilhados ou quando não mortos por policiais. Poderia ficar discorrendo sobre mil outros exemplos para mostrar que o Joaquim Barbosa não é o símbolo dessa parcela da sociedade, que luta sim e muito para obter conquistas e não se acovarda com as necessidades. Meritocracia nos olhos dos outros é refresco!

#DesumanizaRedes #MelancianaCabeça

Houve um tempo em que a regra número um para os humoristas era ter humor. Hoje, com desespero insano pela audiência, colocar uma melancia na cabeça e sair por ai destilando preconceito, ódio e muito machismo travestido de piada, se tornou algo rentável. Estou falando do novo queridinho da direita, Danilo Gentili. O grande exemplo da boçalidade promoveu durante a semana passada o “Desumaniza Redes”, convocando seus seguidores a promoverem frases de ódio na internet. Todo esse esforço para fazer frente ao portal lançado pelo Governo, o “Humaniza Redes”, que tem como objetivo denunciar e alertar os crimes que cada vez tomam proporções maiores nas redes.

Não á a primeira vez que Gentili ataca. O pseudo-humorista já usou termos pejorativos para citar a presidenta Dilma e hoje responde a um processo por comparar a maior doadora de leite do país a uma "vaca leiteira".

Machismo é com ele mesmo! Agora, humor? Seria mais útil para a humanidade o cidadão trocar de afazeres.

PT manipula população com logos de copa e ciclovias vermelhas

Rodrigo Constantino é o maior representante da nova direita na categoria viralatismo à lá Miami, tudo que é de 1º mundo é divino, maravilhoso. Mas destaco aqui a maior teoria da conspiração já criada em todas as Copas do Mundo: O jornalista da Veja, disse em sua coluna, que o 2014 vermelho no logo da copa era uma propaganda subliminar petista para influenciar as eleições. Claro que o jornalista virou piada nacional e gerou milhares de memes na internet. Pensar duas vezes antes de falar ou escrever é sempre uma ótima opção.

Sobre Kim Kataguiri, garoto criado à base de danoninho – que chegou à fama e aos holofotes por meio da cada dia mais desnecessária Folha de S.Paulo –, com seus discursos “PT merece bala na cabeça” aos milhares de caucasianos na Avenida Paulista, não vou nem entrar no mérito, para não dar mais ibope e contribuir para ascensão de celebridades fascistas acéfalas instantâneas, deixem essa tarefa indigesta para Reinaldo Azevedo.

Qual conclusão tirar? Apesar de tão rasas, essas figuras possuem a grande mídia a seu favor, para continuar a manipular toda uma geração, assim como a Globo faz ao longo dos seus 50 anos. Que nossa luta a favor de uma mídia livre e democrática continue sendo prioridade dos movimentos sociais. Tempos difíceis...

Nenhum comentário:

Postar um comentário