terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

País perdeu chance para controlar capital em 2008

27/02/2012 - 23:02



"Aceitar que não há como deter a valorização do real pressupõe a exclusão de medidas como o controle de capitais." A opinião é do economista Adhemar Mineiro, do Dieese, ao comentar afirmação do também economista André Perfeito, da Gradual Investimentos, para quem o governo não vai conseguir evitar a sobrevalorização do real enquanto os países ricos continuarem injetando liquidez nos mercados para combater a crise.
"O Brasil perdeu, em 2008, a oportunidade política que a crise ofereceu para estabelecer o controle de câmbio, o que evitaria o aperto monetário ou a alternativa do arrocho fiscal", prossegue Mineiro, integrante do Conselho Editorial do MM.
Para o economista do Dieese, o Brasil deveria enfrentar chantagens como ameaças de fugas de capitais para restituir sua autonomia sobre a política cambial.
"Os asiáticos estabeleceram uma série de controles, até para manterem alguma competitividade em relação à China. Mas países produtores de commodities fazem menos controles", compara.
Outra alternativa, segundo Mineiro, seria simplesmente baixar a taxa de juros para reduzir o interesse do capital especulativo: "Mas o diferencial entre a taxa paga pelo Brasil e a média internacional ainda é muito grande", destaca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário