quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Desemprego é alto, mas ainda falta mão de obra

Apesar da alta taxa de desemprego, alguns setores da economia americana sofrem com falta de mão de obra especializada.
Em áreas como tecnologia da informação, mineração, serviços de saúde e indústria manufatureira, empregadores relatam dificuldade em conseguir profissionais com a qualificação necessária.
Uma pesquisa recente da consultoria Deloitte em conjunto com o Manufacturing Institute, entidade que representa o setor manufatureiro, calcula que 600 mil vagas permanecem abertas na indústria porque os empregadores não conseguem encontrar funcionários com o nível de instrução desejada.
O problema da falta de mão de obra especializada não é novo nos Estados Unidos. Mas o fato de que persiste mesmo em um momento em que 13,9 milhões de americanos estão desempregados surpreende alguns analistas. "Algumas pessoas acham estranha a ideia de que os empregadores possam ter dificuldade em recrutar profissionais especializados em um momento em que há tanto excesso de trabalhadores procurando por empregos", disse à BBC Brasil a analista Madeleine Sumption, do Migration Policy Institute, em Washington.
"O alto desemprego não significa que certos profissionais especializados não sejam difíceis de encontrar", comenta ela. "Há algumas ocupações específicas em que a demanda permanece muito forte." / BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário