sábado, 21 de maio de 2011

Riscos para a América Latina, segundo o economista uruguaio Enrique Iglesias

Primeiro: os desequilíbrios não resolvidos dos países centrais. Ainda temos riscos de uma involução do ciclo internacional e um longo processo de instabilidade, que nos afeta particularmente. O G-20 até agora não disse nada sobre isso. E nesses desequilíbrios globais temos as grandes correntes de capitais que levam a esses tsunamis financeiros, que geram apreciação das moedas locais.
Um segundo problema é controlar os desafios macroeconômicos de curto prazo, para os quais não há soluções mágicas, usando políticas macroprudenciais. Precisamos de soluções híbridas para fazer uma combinação difícil.
Depois vêm os problemas da educação e da violência. A violência é muito grave, pois se instalou na região o crime organizado.
O último risco é uma preocupação com um ajuste na economia chinesa. A China tem uma dinâmica particular, mas eu me pergunto se realmente vai continuar com esse crescimento tão vigoroso. Pode haver um ajuste, e isso afetaria o preço das matérias-primas.
Mas temos finalmente a grande chance de uma grande década. Pela primeira vez temos uma potência global, que é o Brasil. Para nós, é muito importante que o Brasil cresça. Será uma década da América Latina, mas temos de fazer nossos deveres.
Entrevista para o Jornal Valor Econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário