terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Nova Carta Magna em Cuba

No Jornal Granma
Miguel Díaz-Canel, presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, proferiu o discurso de encerramento do 2º Período Ordinário de Sessões da 9ª Legislatura da Assembleia Nacional do Poder Popular, onde foi aprovada a nova Carta Magna.

• «A Lei Fundamental que acabamos de aprovar reafirma o rumo socialista da Revolução e nos permite encaminhar o trabalho do Estado e do Governo, as organizações e o povo todo no aperfeiçoamento contínuo da sociedade».
• «Em uma data tão memorável como o dia 24 de fevereiro de 2019, 124 anos após o reinicio da guerra de independência, liderada pelo Herói Nacional José Martí, os cubanos destes tempos, fieis às tradições de luta, vamos ir às urnas para Aprovar a Constituição, como expressão da firmeza, lealdade ao legado do Comandante-em-chefe da Revolução cubana, o companheiro Fidel Castro».
• «Temos expressado que a batalha econômica continua sendo a tarefa fundamental e também a mais complexa. Essa é a tarefa que mais exige hoje de nós todos, porque é daquela que mais espera nosso povo».
• «Estamos precisando de uma atitude mais proativa, inteligente e concreta dos dirigentes, dando impulso — não impedindo ou demorando — soluções seguras e particulares aos problemas, com a busca contínua e intensa de respostas ágeis e eficientes».
• «A gestão governamental deve estar norteada com maior ímpeto à exigência da qualidade nos serviços e para evitar que as insuficiências provoquem mal-estar e irritação na população».
• «Abordar a atual conjuntura de maneira realista e objetiva é o que nos permite definir um plano para a economia para o ano 2019 sustentável, alicerçado em bases sólidas que propiciem, apesar das dificuldades, o desenvolvimento nas atividades prioritárias para o crescimento e que contribuam para o restabelecimento paulatino da credibilidade financeira da nação».
• «Somos uma nação marcada por desejos de independência tão grandes que também nos salvaram das dependências egoístas às possessões materiais, quando o preço de consegui-las foi a liberdade»


• «Vamos avançar e vamos continuar vencendo. Isso é o que nos ensinaram os pais da nação».

Nenhum comentário:

Postar um comentário